Notícias

/

28 de Outubro de 2010 09h00

Palestra sobre meio ambiente é proferida para alunos de escola do CPA III

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Cerca de 80 alunos do 8º ano da Escola Estadual Leveogildo de Melo, do bairro CPA III, assistiram na terça-feira (26-10) palestra sobre meio ambiente proferida pela equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Além das palestras também foram exibidos vídeos educativos. Entre os temas abordados estão o desperdício de água, aquecimento global, resíduos sólidos e, ainda, sobre a dengue.

Segundo a professora Amélia Cristina Volf a palestra, juntamente com os vídeos apresentados, é um complemento muito interessante aos conteúdos estudados pelos alunos e professores para a preservação do meio ambiente.

A aluna Danielly Sobrinho, 15 anos, garante que saiu da palestra com outro conceito sobre desperdício de água. “Passei a entender que a água é um bem precioso e o vídeo nos ajuda a pensar melhor sobre isso, porque daqui a alguns anos poderemos não ter água para beber, tomar banho e até mesmo para fazer comida. É importante que cada pessoa saiba o que fazer com o seu lixo e não jogar no chão, pois pode ir direto para os rios”.

Para a aluna Aurizeth Junior, 15 anos, o problema da falta de água é bem maior do que parece. “Não podemos pensar que a água nunca vai acabar. Nós temos que ter consciência que devemos preservar o meio ambiente e se continuarmos desperdiçando água, chegará um tempo que não haverá mais água para o consumo da humanidade”, disse a aluna, lembrando que o lixo também é outro problema que afeta a população, principalmente em relação à dengue. “Não podemos deixar lixo acumulado, pois pode atrair o mosquito da dengue. Um bom exemplo são os copinhos de água descartáveis, que nós alunos jogamos no pátio, ele ajuda a acumular a água. Devemos pensar nisso”.

A palestra faz parte da agenda continuada do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA), projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.