Saúde / SAÚDE/MENTAL
08 de Abril de 2017 14h00
Pacientes do CAPS comemoram aniversário de 298 anos de Cuiabá
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07) e ao aniversário de Cuiabá (08), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) realizou nesta sexta-feira (7) um almoço que reuniu pacientes, servidores e familiares. A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo e a diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos, participaram das atividades.
Desde o dia 23 de março a unidade vem realizando atividades em comemoração as datas. Foram feitas oficinas de expressão voltadas à cultura cuiabana, com música e poesia e, está sendo programado um passeio cultural na Orla do Porto, ainda sem data definida.
O resultado das oficinas foi apresentado nesta sexta-feira pelos pacientes. Um coral cantou peças tradicionais, Casa de bem-bem, de Vera e Zuleica, Cabeça de boi de Henrique, Claudinho e Pescuma e Moreninha Cuiabana.
Jair Sayd Ferreia e Rosely de Souza Mendes leram poesia e crônica de sua autoria, em homenagem aos 298 de Cuiabá.
No cardápio do almoço pratos típicos completaram a festa, galinhada e farofa de banana.
A gerente da unidade, Doramy Souza e Silva de Araújo contou que a ação foi promovida pela parceria entra a Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria de Saúde Mental, servidores e as famílias usuárias.
A secretária Elizeth de Araújo agradeceu e falou sobre a proposta, já apresentada ao prefeito Emanuel Pinheiro, de ampliação dos serviços de saúde mental na capital. “Estamos trabalhando no sentido de aumentar a capacidade de atendimento da rede de forma humanizada e inclusiva, com a construção de duas unidades de acolhimento, uma infanto-juvenil e outra adulta e um CPAS AD – Álcool e Drogas, 24 horas, em fase de licitação”.
Unidade
O CAPS II, localizado no bairro Jardim Paulista, atende cerca de 320 pacientes adultos com transtorno de saúde mental grave e severo.
A equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educador físico, assistente social, psicólogo e oficineiro, é responsável pela realização de uma média de 900 procedimentos por mês.
Esses procedimentos incluem terapias (oficinas, grupos de apoio, de conversa, assembleias de famílias) e medicação assistida, atendimento psicológico, orientações e encaminhamentos com assistentes sociais, e consultas médicas e atividades de reabilitação.
A equipe realiza também visitas domiciliares, institucionais e busca ativa dos pacientes, quando solicitado pela família.
Saúde Mental
Em mais de meio século, a Organização Mundial da Saúde (OMS), comemora o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde. A cada ano, a organização escolhe um tema para alertar a população e as autoridades. Este ano, o tema escolhido foi Saúde Mental, com foco na depressão.
De acordo com a organização, o número de pessoas com depressão aumentou em 50% nos últimos anos. Hoje cerca de 10% da população mundial sofre com a doença, algo em 750 milhões.
A coordenadora Especial de Redes Assistencial de Saúde Mental, da Diretoria de Atenção Secundária, Darci Silva Carvalho Bezerra lembra que a depressão é uma das principais causas de suicídio, quando não tratada na sua prevenção e acompanhamento.
“Os sistemas de informações sanitárias oficiais (DATA SUS, sistemas estaduais e municipais) tem demonstrado que o suicídio vem registrando um aumento preocupante em Cuiabá. Em 2015, por exemplo, foram registrados 2,5 suicídios por mês”, disse Darci Bezerra.
Em relação à saúde mental os dados demonstram que 3% da população, em geral, sofre de transtornos mentais (TM) graves e severos. Em Cuiabá seriam aproximadamente 18 mil pessoas com TM graves atendidos nos CAPS, policlínicas, Unidades Básicas, rede particular e alguns ainda sem atendimento.
Na capital os CAPS I e II prestam atendimento para os pacientes adultos com transtorno de saúde mental e o CAPS – AD para crianças, adolescentes e internos do socioeducativo. Existem ainda os Ambulatórios de Saúde Mental, que funcionam nas Policlínicas do Planalto, Coxipó e Verdão.
Em Cuiabá a estrutura conta ainda com seis Residências Terapêuticas. Essas casas vieram para substituir os manicômios e acolher os pacientes que não tem família. Os tratamentos desses internos são realizados nos CAPS e Ambulatórios de Saúde Mental.
Já o Centro de Especialidades Médicas (CEM), atende crianças de até 13 anos para tratar autismo e outros transtornos psiquiátricos.
Confira os poemas em homenagem aos 298 anos de Cuiabá:
Cuiabá
Na capital de Dante
Pelo bandeirante errante
Pela Região Central
Pascoal Moreira Cabral
Encontrou o metal vil
Muito além deste tesouro
Bem naquele nascedouro
Em uma busca factual
Pelos índios do local
O vilarejo surgiu
Do também sorocabano
Para o povo cuiabano
Bem nos louros de Sutil
Daquele pequeno Rio
A cidade existiu
Jair Sayd Ferreira
Cuiabá
Parabéns por mais um ano,
Chamada de Cidade Verde,
cheia de verdes como florestas
que faz e nos traz muita paz
Por rios tranquilos e parques
Com muitas histórias nas melodias das vidas de
Cochos eu animam, com danças em nosso folclore e
Que nos deixam cheios de alegria;
em nosso cada dia na dança do Siriri e Cururu.
Cuiabá você já acolheu muita gentes, do oceano ao oriente
Cuiabá obrigada por nos abrigar,
dando oportunidade a todos nos que somos daqui e também aos que chegaram
a tempo e foi se considerando cuiabanos, cheios de planos a concretizar
Parabéns Cuiabá, pelas comidas típicas que é o arroz carreteiro e também a
mujica de pintado e o peixe assado na folha de bananeira para nos alimentarmos
Sentimos a felicidade de sermos cuiabanos
Obrigada Cuiabá pelos 298 anos de existência
com tantos lugares para nos divertimos
Obrigada Cuiabá, Obrigada
Rosely de Souza Mendes