Notícias

Saúde / REDE S.O.S AVC

15 de Março de 2023 11h45

Pacientes da Rede S.O.S AVC recebem atendimento imediato no Hospital Municipal de Cuiabá

CRISTIANE GUERREIRO

Luiz Alves

Arquivo

Os pacientes Marco Antônio, 62 anos e Ana Paula de Campos, 32 anos receberam atendimento imediato no Hospital Municipal de Cuiabá e o Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), após darem entrada respectivamente dias 04 e 02 de março com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade hospitalar é especializada e referência no Brasil no tratamento da doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O neurocirurgião da Rede S.O.S AVC, Ronan Anchieta, explica que ambos os pacientes deram entrada em tempo hábil para o procedimento denominado trombólise endovenosa. “Apenas com o uso da medicação foi possível reverter o quadro clínico dos pacientes. O medicamento (alteplase) dissolveu o coágulo que se formou em decorrência do AVC isquêmico”, informou. 

Segundo o paciente Marco Antônio, que foi trazido pelo SAMU até o HMC, disse que não ficou com nenhuma sequela. 

“Acho que eu não teria chances, se não fosse atendido rápido. Agradeço a direção do hospital, médicos, enfermeiros e demais profissionais pelo atendimento. Hoje eu já estou conversando e movimentando normalmente. Fui rapidamente avaliado pelo médico e, após a realização da tomografia computadorizada, fui medicado. Estou me sentido ótimo”, pontuou.   

Para a paciente Ana Paula de Campos, 32 anos, a rede S.O.S AVC é excelente. 

“Dei entrada na UPA Morada do Ouro e depois fui transferida para o HMC. Minha boca entortou, perdi a fala e comecei a me debater, foi horrível. Depois de quinze minutos de entrada no hospital eu já estava avaliada, medicada e realizado os exames. A equipe da rede S.O.S AVC é maravilhosa”, destacou.   

O coordenador da Rede S.O.S AVC, neurocirurgião Wilson Novais, informou que os pacientes chegaram em menos de 4h30. “Pela janela de tempo, a proposta de intervenção indicada foi a trombólise endovenosa, sem necessidade de trombectomia mecânica com uso material da hemodinâmica”, disse. 

“Estamos felizes com o resultado, todos com melhoras significativas. A rede S.O.S AVC faz diferença na vida das pessoas, pois reduz mortes e sequelas. A gestão municipal oferece esse serviço para pacientes do SUS, um ganho enorme, que salva vidas diariamente”, concluiu. 

Segundo Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, explica que o atendimento dos pacientes é via SAMU ou via central de regulação. “A rede S.O.S AVC, criada pela gestão Emanuel Pinheiro, funciona 24 horas com ampla equipe treinada da neurocirurgia e com equipamentos novos e modernos para o tratamento, com hemodinâmica e tomógrafo”, pontuou. 

REDE S.O.S AVC 

Em Cuiabá, a rede S.O.S AVC foi criada em 2019, pela gestão Emanuel Pinheiro, no Hospital Municipal São Benedito. Em março do ano de 2021, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), ambas as unidades hospitalares são geridas pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). O programa já beneficiou 1.804 pessoas.