/
17 de Maio de 2011 11h19
Ouvidorias do município de Cuiabá participam do seminário "O Poder da Gentileza no Atendimento"
Foi realizado, ontem (16-05), no Centro de Eventos do Pantanal, o seminário “O Poder da Gentileza no Atendimento”, que contou com a presença de inúmeras organizações públicas e privadas.
A Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá convidou as Ouvidorias Municipais da Saúde, Sanecap e SMTU para participar do evento, com objetivo de sensibilizar os ouvidores sobre o poder do atendimento nas ouvidorias públicas do município.
Em linhas gerais quando o cidadão procura as Ouvidorias para registrar sua manifestação, ele está com as emoções aguçadas, e por isso os ouvidores devem estar preparados para prestar um atendimento adequado, contando sempre com muita gentileza para quebrar a barreira que existe no primeiro contato, para vencer o medo e gerar confiança na relação entre poder público e cidadão.
O ouvidor precisa se colocar no lugar do outro e sentir o que o outro sente, para tomar para si o problema do cidadão e ajudá-lo a ter uma resposta de forma mais ágil e coerente. E acima de tudo, as Ouvidorias Públicas do município devem tratar o cidadão com dignidade e respeito, fazendo valer seus direitos.
Muitas vezes, idéias simples e criativas, para mostrar o quanto o cidadão é importante e respeitado pela prefeitura, podem ser o grande diferencial no poder público. O palestrante Rodrigo Cardoso afirmou que “o modo como trata-se as pessoas determina quem você é”!