/
18 de Outubro de 2010 15h45
Ouvidoria participa de Oficina sobre Centro Histórico de Cuiabá
A Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá foi uma das integrantes da 1a. Oficina Participativa para o PAC Cidades Históricas, realizada dia
Durante a Oficina, projetos e o planejamento para a restauração e revitalização do Centro Histórico de Cuiabá constaram da pauta de trabalhos. A ouvidora geral do Município cuiabano e ombudsman, Adriana Venturoso, disse que este evento realmente oportunizou aos mato-grossenses conhecer e debater pontos culturais da Capital do Esta do, 'muitos deles enraizados em construções que datam de épocas históricas importantes do transcurso dos avanços concebidos pelo Estado, de lá pra cá', observou.
Ademais, conforme a ouvidora "o real propósito dessa oficina foi encontrar maneiras de se proceder a revitalização necessária que o conjunto requer de modo até urgente, como forma de preservá-lo e à própria história evolutiva contida em cada casarão e outros imóveis que compõem esse farto cenário de época, resistente às intempéries do tempo e com traços genuínos do que foi o ontem cuiabano. Proposta concluída com sucesso, para alegria da coordenação".
Adriana parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de centralizar um evento do gênero, 'quando se conclamou, automaticamente, todas as forças centradas na preservação da nossa história para formarem um elo protecionista sólido aos tesouros guardados nas linhas harmoniosas dos imóveis do Centro Histórico de C uiabá', aponta:
"Propiciou-nos, sobretudo, adentrar num mundo ainda pouco conhecido de grande parte dos seus filhos natos e dos demais mato-grossenses,
A Ouvidoria do Município apresentou propostas para contribuir com as mesas redondas formadas na 1a. Oficina Participativa para o PAC Cidades Históricas. A titular do órgão explica que o saldo do evento foi bastante positivo, com base nos objetivos traçados previamente pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Instituto de Patrim ônio Histórico e Artístico Nacional:
"Essa Oficina foi importante em todos os sentidos. Não enfocou apenas o resgate do passado, mas a valorização preservacionista das riquezas patrimoniais cuiabanas. O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, é, antes de tudo, um entusiasta pela História de Mato Grosso, de Cuiabá, do povo mato-grossense. Pois existe aí uma beleza característica e rica em folclore cultural. O povo cuiabano, por si só, a exemplo de outros povos do território, cultiva tradições que se projetam naturalmente nos ambientes em que habita e frequenta. Tudo isso foi colocado na mesa de discussões. Mesmo porque, com o advento do PAC Cidades Históricas, acena-se com a preservação concreta dos imóveis existentes, via recursos federais. Daí a importância de que esse foco tenha sido a nitidez clara de todos os envolvidos na realização dessa Oficina. Um importante passo foi dado com ela".