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Saúde / Atendimento

15 de Julho de 2016 09h09

Ouvidoria do SUS recebeu mais de 1.500 pedidos em 2015

MICHELLE CANDIDO e MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

Estão abertas até o dia 20 deste mês as inscrições para os interessados em concorrer ao cargo de ouvidor de Saúde, para o Biênio 2016-2018. A eleição será no dia 02 de agosto, das 14 às 15 horas, no Auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Durante a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 05 deste mês, a assistente de Ouvidoria, Tayza Ariadne Petroni da Silva apresentou um relatório dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão e resultados referentes o ano de 2015.

A apresentação ao Conselho, segundo Taize Ariadne tem o  objetivo de dar transparência às ações da Ouvidoria contribuindo com a  Secretaria  de Saúde, no aprimoramento dos serviços oferecidos a população.

No ano de 2015 a Ouvidoria registrou 1.504 manifestações, sendo que 1.245 desses processos foram finalizados. Isso significa que 83% das demandas foram atendidas, numero que na avaliação da servidora é bastante significativo e demonstra a efetividade das ações da Ouvidoria.

O papel da Ouvidoria é encaminhar as demandas do cidadão para o gestor responsável, para que ele tome as providências necessárias. Esses processos servem também como um indicador, onde o gestor vai poder identificar  falhas nos setores e assim fazer as intervenções necessárias.

“Quando o paciente faz uma reclamação junto à Ouvidoria, o processo é registrado, analisado e a demanda é encaminhada ao gestor responsável que  tem um  prazo de cinco dias úteis para nos dar um retorno. Depois a Ouvidoria tem um prazo de 30 dias úteis para passar a devolutiva da solução do problema ao reclamante”, explicou Tayza Ariadne.

De acordo com os indicadores as demandas que mais tiveram registros na Ouvidoria em 2015 foram às relacionadas ao mau atendimento, falta de atendimento por ausência do profissional ou negativa de atendimento, não realização de cirurgias, exames, consultas especializadas, denúncias de erro, negligência, descaso no atendimento, falta de medicamentos e material hospitalar na Atenção Básica, Secundária e Terciária.

Todas essas questões chegam ao conhecimento dos gestores para que sejam realizadas ações no sentido de melhorar os serviços como capacitações permanente das equipes de Saúde, aquisição de insumos, fiscalização e outras.

Os processos que não fazem parte da governabilidade da Ouvidoria, também são encaminhados para os coordenadores responsáveis, para serem resolvidos, como a  falta de informações, orientações e homecare, totalizando 160 atendimentos.

O índice de registro mais baixo está o de elogio, correspondente a 16% das demandas, nesse caso o gestor socializa o elogio com a equipe e principalmente com o servidor elogiado para que sirva como motivação, e ele dê continuidade se empenhando no trabalho desenvolvido.

A recomendação da Ouvidoria aos gestores da Saúde diante do balanço anual de 2015 é que haja penalidade para os prestadores que não cumprirem o prazo estipulado, padronização do sistema de distribuição de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, implementar e fortalecer a política de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Humanização, fazer cumprir o prazo estabelecido de retorno de processos da Ouvidoria e implementar  estratégias que visem fortalecer a fiscalização e auditorias com relação aos prestadores dos serviços do SUS de exames, cirurgias e consultas.

Para facilitar o acesso do cidadão, a Ouvidoria disponibiliza o aplicativo “Ouvidoria SUS - Cuiabá”, para aparelhos celulares com Android e o telefone 0800-6457885.

Além da central de atendimento da ouvidoria SUS, que fica localizada na Rua São Joaquim, 315 - Porto, a ouvidoria possui mais três postos de atendimento são eles:

·         Ouvidoria Posto CER – SUS, localizada na Rua 13 de junho, esquina com Avenida Dom Bosco - Centro. Atendimento é das 08 as 17 horas. Telefone: 3623-6648 

·         Ouvidoria Posto Pronto Socorro, localizada na Avenida General Valle, 192 –n Bandeirantes. Atendimento é das 08 as 17 horas. Telefone: 3617-7857

·         Ouvidoria Posto UPA – Morada do Ouro, localizada na Avenida Tancredo Neves, 631 – Tancredo Neves. Atendimento é das 08 as 17 horas. Telefone: 3645-5740