Saúde / Ampliando acesso
20 de Junho de 2016 09h25
Ouvidoria do SUS lança novos canais de comunicação com o cidadão
A Ouvidoria Geral do SUS de Cuiabá (CMS) é um importante canal de participação social e para expandir ainda mais o acesso da população aos seus serviços, foi desenvolvido o aplicativo “Ouvidoria SUS - Cuiabá”, para aparelhos celulares com Android e o telefone 0800-6457885.
Agora o cidadão pode fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões em tempo real, através de fotos, vídeos e mensagens pelo aparelho de celular. O download do aplicativo é feito pelo ícone Play Store do celular, em seguida acrescente o nome do APP Ouvidoria SUS – Cuiabá. Já o telefone 0800 veio para atender os cidadãos que não tem outra maneira de acesso a Ouvidoria, pois se trata de um instrumento gratuito.
“O aplicativo de celular e o telefone 0800 representam um avanço importante para ampliar a participação da população e melhorar a qualidade dos serviços públicos”, avaliou Priscila Munique Dias, Ouvidora da Secretária Municipal de Saúde.
A Ouvidoria Itinerante é outro mecanismo de acesso para os usuários e trabalhadores, o ouvidor vai até a unidade de saúde e registra o fato. Esse tipo de atendimento é feito através da solicitação do usuário ou servidor.
Além da central de atendimento da ouvidoria SUS, que fica localizada na Rua São Joaquim, 315 - Porto, a ouvidoria possui mais três postos de atendimento são eles:
· Ouvidoria Posto CER – SUS, localizada na Rua 13 de junho, esquina com Av. Dom Bosco - Centro. Atendimento é das 08h00 as 17h00. Telefone: 3623-6648
· Ouvidoria Posto Pronto Socorro, localizada na Av. General Valle, 192 –n Bandeirantes. Atendimento é das 08h00 as 17h00. Telefone: 3617-7857
· Ouvidoria Posto UPA – Morada do Ouro, localizada na Av. Tancredo Neves, 631 – Tancredo Neves. Atendimento é das 08h00 as 17h00. Telefone: 3645-5740
Papel da Ouvidoria
A Ouvidoria do SUS/ Cuiabá é o órgão do Conselho Municipal de Saúde que tem a função de ouvir reclamações ou denúncias e acolher sugestões e elogios relacionados á organização e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá, é um canal de acesso dos usuários junto à gestão pública.
A ouvidoria acolhe, ouve e atende o cidadão de forma humanizada, encaminha as suas demandas (reclamações, denuncias, sugestões, etc.), aos órgãos competentes, acompanha cobra soluções e mantém os usuários informados sobre as providências adotadas;
Constitui – se em um instrumento de participação social e de apoio à gestão democrática para melhorias do Sistema único de Saúde/ SUS.
“A ouvidoria é 100% controle social, cabe a nos mediar às solicitações dos usuários junto ao gestor, nos somos o indicador principal para que o gestor possa fazer melhorias na saúde”, explicou a Ouvidora Priscila Munique dias.
Objetivo
Tornar o cidadão mais próximo da gestão do SUS, visando estabelecer o papel compensatório às deficiências nos serviços ofertados pelo SUS.
Busca resolutividade de situações individuais e coletivas. Traz a avaliação dos serviços de saúde na visão do usuário.
Identificar os pontos críticos no atendimento aos usuários do SUS, subsidiando os gestores na reformulação de normas e procedimentos, estas ações resultam na melhoria da qualidade do serviço público de saúde.