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13 de Setembro de 2010 11h15

Ouvidoria do Pronto Socorro é destaque em atendimento

Larissa Malheiros/Assessoria - HSMPC

“A atividade da Ouvidoria nos dá a segurança e confiança de que tudo irá se resolver” destacou a usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), Antonia Quirino, ao comentar sobre a Ouvidoria do Pronto Socorro de Cuiabá (HSPMC), o canal de comunicação entre o cidadão e a unidade de saúde.

O setor recebe aproximadamente cerca de dez ligações diárias. Segundo a  assistente de ouvidoria Priscila Munique, o serviço mais procurado está relacionado as informações gerais sobre o atendimento ao usuário, que compreende as etapas dos processo de atendimento por setor.

Conforme a assistente o serviço é bem diversificado. “Atendemos ligações como sugestões, reclamações, dúvidas, denúncias e até mesmo elogios. Nosso papel é oferecer ao cidadão um serviço com qualidade e principalmente um atendimento privilegiado.”

Segundo Priscila Munique, um fator que tem que predominar na função do Ouvidor é a calma. De acordo com ela, é preciso equilíbrio para lidar com os sentimentos das pessoas que recorrem ao serviço. “Alguns pacientes/usuários demonstram a falta de paciência, quando agimos com interatividade entendemos melhor sua angústia. Depois nos tratam muito bem, sempre chegam, desabafam e esperam nossa orientação," confessou Munique.

A usuária Maria Carvalho destacou a importância do setor para os usuários do Pronto Socorro. “O hospital acertou em cheio ao inserir a ouvidoria aqui no Pronto Socorro. Precisei uma vez da intervenção do trabalho desta profissional por telefone, e ela me trouxe resultado com agilidade e demonstrou empenho para ajudar” ressaltou Quirino.

Ouvidoria- A ouvidoria do SUS/ Cuiabá foi criada em 1994. Há 13 anos vem ampliando cada vez mais o acesso aos canais democráticos de participação do cidadão/usuários na avaliação do serviço de saúde através da implementação de postos descentralizado.

Além da ouvidoria no HSPMC existem outras duas unidades na Sede da Secretária Municipal de Saúde e na Central de Regulação, sendo que esta última unidade funciona em co-gestão com a Ouvidoria do CES. O cidadão pode se manifestar pessoalmente nas unidade de atendimento ou por telefones(65) 3617-7329/3617-7384/3617-7857 e 3626-6648 ou ainda pelo endereço eletrônico ouvidoria_csm@hotmail.com.



Outras Informações:
3617- 7800