Notícias

/

05 de Novembro de 2010 15h48

Ouvidoria de Cuiabá auxilia nos trabalhos do Censo 2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Já na fase de revisão dos dados coletados em nível nacional, o Censo 2010 traçou um diagnóstico populacional completo do País, preliminar publicada ontem (04-11) no Diário Oficial da União. No próximo dia 29, esse processo deve ser concluído em todo o País, quando o IBGE terá uma radiografia real da população brasileira e de como esse crescimento aconteceu nos Estados e municípios.

Os dados preliminares publicados indicam que algumas regiões avançaram mais em relação ao Censo de 2010, segundo o IBGE. Em Cuiabá, os trabalhos conduzidos pelas equipes de recenseadores do órgão, com sede na Capital, submetem-se igualmente a uma revisão criteriosa até o dia 21, por conta de milhares de domicílios não ocupados.

Grande parte das atividades desenvolvidas pelos recenseadores do IBGE para coletar dados da população cuiabana contou com o apoio da Prefeitura local, por meio das Ouvidorias Setoriais instaladas nas áreas de Saneamento, Saúde e Transportes.

Conforme a Ouvidora Geral do Município cuiabano, Adriana Venturoso, a Ouvidoria se prontificou a ajudar na realização do Censo 2010 por entender o quanto é importante esse trabalho na construção de um futuro melhor. “A coletânea de dados faculta uma radiografia transparente do crescimento dos municípios brasileiros, avanços e retrocesso populacional. Tudo isso tem reflexo direto com os investimentos e ações que trazem benefícios diretos à população”.

“Fomos convocados a auxiliar no processo de identificar os cidadãos que ainda não foram recenseados. Os instrumentos utilizados pela Ouvidoria de Cuiabá, no tocante ao Censo 2010, foram efetivamente úteis para agendar as entrevistas dos recenseadores. Utilizamos muito o sistema de contato telefônico para saber em qual horário poderiam conceder as entrevistas. É importante dizer que isso só foi possível graças ao trabalho de todas as Ouvidorias envolvidas”, explicou.

Pelos dados preliminares já divulgados, Cuiabá registrou um avanço populacional inferior às estimativas do IBGE, se comparado o Censo de 2010 ao de 2000, segundo o chefe da Unidade Estadual do órgão, Delvaldo Benedito de Souza. “Tínhamos 483.346 mil habitantes em 2000, e agora, em 2010, os recenseadores levantaram uma população de 530.308 mil. Essa revisão em andamento, até o dia 21 próximo, poderá acrescentar umas 13 mil pessoas. É tão somente uma estimativa do IBGE”.