Notícias

/

08 de Outubro de 2010 15h45

Ouvidora municipal recebeu certificação da Associação Brasileira de Ouvidores

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

A Ouvidora-Geral de Cuiabá, Adriana Venturoso, está oficialmente credenciada a atuar em qualquer área de ouvidorias, em nível público ou privado. Ela informou que recebeu recentemente a notícia da certificação depois de se submeter a um Curso de Capacitação para Ouvidores realizado em São Paulo do dia 15 a 17 de setembro passado, promovido pela Associação Brasileira Ouvidores/Ombudsman - Seção São Paulo (ABO/SP). Adriana disse ainda que para obter a certificação, os participantes foram submetidos a uma prova, que exigiu 70% (mínimo) de aproveitamento do curso, meta que ela conseguiu alcançar.

 

"Primeiro, participei desse curso com muito entusiasmo, ansiosa por acrescentar mais conhecimentos à atividade que exerço na Ouvidoria de Cuiabá. E além da alegria de conquistar a certificação de Ouvidora, conforme regem as normas do Banco Central, também conheci mais de perto a realidade vivenciada pelos colegas de Ouvidoria a nível nacional, um intercâmbio positivo para ambos os lados, pois a troca de ideias sempre permite um aproveitamento maior da potencialidade profissional que o trabalho de Ouvidoria realiza em prol dos cidadãos".

 

Adriana Venturoso acrescentou que a concessão dessa certificação pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, titulação imprescindível para atuar em áreas distintas no âmbito de Ouvidorias, "é um reconhecimento do trabalho sério desempenhado pelos Ouvidores no País, cujos resultados sempre se moldam no âmbito justiceiro de interesse da sociedade, nosso principal foco de atuação".

 

Durante os dias de realização do curso, os participantes se inteiraram sobre vários temas relacionados à atividade que desempenham nas Ouvidorias, a exemplo dos desafios, histórico, perfil, a postura de um Ouvidor e outros itens relacionados à atividade. “O Ouvidor é quem viabiliza um canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Público. É uma função demasiadamente importante, em função dos vários dispositivos que acenam com soluções buscadas pelo cidadão, reivindicações prontamente acolhidas na Ouvidoria e trabalhadas com vistas à satisfação dos seus mentores", destaca Venturoso.