Notícias

/

13 de Janeiro de 2011 14h07

Ouvidora municipal discute integração das ouvidorias

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

A Ouvidora Geral do Município de Cuiabá, Adriana Cristina Venturoso Aleixo, realizou reunião no último dia (10-01), com técnicos de diversas secretarias municipais que atuam em ouvidorias setoriais da prefeitura de Cuiabá, com o objetivo de discutir os assuntos relacionados à ouvidoria, incluindo as metodologias de trabalhos a serem adotadas para atendimento dos munícipes.

“Não é possível ficar com processos abertos. A resposta deve ser imediata, uma vez que a meta da Ouvidoria Geral é atender os munícipes com 89% de satisfação. Eu estou preocupada com a imagem da administração pública municipal”, informou Venturoso.

A proposta da Ouvidora é integrar as ouvidorias já existentes no município, como as existentes na secretaria municipal da Saúde, Sanecap e secretaria municipal de Transportes Urbanos (SMTU), junto à Ouvidoria Geral, por meio da gestão de software específico, dando mais agilidade aos processos e, ainda, oferecendo facilidades aos clientes, observou Venturoso.

“Nós vamos fazer a revisão da “Carta Cidadã” elaborada por cada secretaria, uma vez que houve mudanças estruturais em várias secretárias, a exemplo da Companhia de saneamento da Capital (Sanecap) que transferiu toda a estrutura de atendimento ao público para a diretoria comercial.” Vamos enviar aos secretários os modelos de relatórios que devem ser enviados mensalmente a esta Ouvidoria e, após, enviaremos ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE explicitou Venturoso.

Sobre o software de gestão de ouvidoria “é possível ser feita adaptação, ser utilizado pela Internet”. A pessoa entra, procura pelo serviço a ser feito, anota nos campos obrigatórios e registra a sua manifestação, encaminhamos para a área interessada com prazo para resposta. “Vai funcionar como um E-mail corporativo”. Se a resposta for incompleta, você retorna para averiguação e correção, concluiu Adriana Venturoso.

Participaram da reunião as secretarias municipais de Saúde, SMTU, meio ambiente e desenvolvimento urbano e Neila Maria de Souza Barreto, gerente de comunicação da Sanecap, respondendo provisoriamente pela ouvidora setorial.