/
13 de Outubro de 2010 12h40
Ouvidora Geral continua visitas às Secretarias Municipais
A Ouvidora Geral do Município de Cuiabá, Adriana Venturoso, tem visitado secretarias e órgãos com a finalidade de conhecer a sistemática de trabalho e, dessa forma, facilitar o contato e dar maior agilidade às informações trocadas entre as secretarias e os demais órgão da Prefeitura. Na última semana Adriana Venturoso visitou o presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Carlos Roberto da Costa.
"Nessa terceira visita foi possível conhecer melhor a estrutura da Sanecap, bem como saber os motivos da falta de água em algumas regiões de Cuiabá. O presidente Carlos Roberto da Costa se colocou à disposição para colaborar, no sentido de agilizar as respostas às manifestações encaminhadas pela Ouvidoria Geral.
A Sanecap possui uma Ouvidoria Setorial, ainda não interligada à Ouvidoria Geral. A proposta da Ouvidora é integrar as ouvidorias já existentes no município, como a da Saúde, Sanecap e SMTU, junto à Ouvidoria Geral, para que os munícipes abram apenas um protocolo de manifestação.
Atualmente o reclamante deve entrar com protocolo em duas ouvidorias simultaneamente, a setorial e a geral. Isso gera um esforço desnecessário, uma vez que, quando a Ouvidoria Geral encaminha um protocolo a um determinado secretário, este muitas vezes já respondeu ou está respondendo à mesma manifestação recebida de uma Ouvidoria Setorial.
A equipe da Ouvidoria Geral é orientada a abrir protocolos relativos às secretarias de Saúde, Sanecap e SMTU somente com número do protocolo já aberto nas ouvidorias setoriais, justamente para não realizar trabalhos em duplicidade.
Adriana Venturoso apresentou ao presidente Carlos Costa o seu assessor técnico, Luiz Waldek de Amorim Massa, encarregado de acompanhar todas as obras do município de Cuiabá, e verificar como elas se desenrolam, tanto com relação à qualidade, quanto com respeito à segurança, e ainda se estão a contento do desejo dos munícipes.
Segundo ela, “a atribuição dele é acompanhar a evolução de todas as obras, de modo a poder constatar se correspondem à proposta de solução buscada pelo Município para bem atender às demandas da sociedade cuiabana”, explicou. Adriana lembrou que, a qualidade dos serviços públicos se insere entre os direitos legais do cidadão, que pode requerer isso, caso não se sinta atendido de acordo com suas necessidades e expectativas. "Portanto, com esse trabalho, nós garantimos aos munícipes o exercício efetivo da cidadania".
A próxima secretaria a ser visitada pela Ouvidoria é a Agência Municipal de Habitação, presidida pelo secretário João Emanuel Moreira Lima, que ela pretende conhecer ainda essa semana. "E assim, sucessivamente, todas vão ser visitadas, pois a ideia é dar mais agilidade nas respostas aos munícipes".