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27 de Setembro de 2010 09h00

Ouvidora de Cuiabá participa de Capacitação promovida pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman Seção São Paulo

Da redação/PMC

A Ouvidora Geral de Cuiabá, Adriana Venturoso  participou entre os dias 15 e 17 de setembro, na cidade de São Paulo  do Curso de Capacitação para Ouvidores promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman Seção São Paulo (ABO/SP).  Além obter a capacitação na área, o objetivo de Adriana foi buscar a Certificação do setor, “para estar apta a desempenhar minha função como ouvidora geral”, explicou ela.

A Certificação qualifica o profissional  para a atividade, mas também já é exigência de alguns setores, como os bancos, onde são contratados somente ouvidores que tenham a titulação, atendendo uma determinação do Banco Central.

No curso  foram apresentados e discutido  os seguintes assuntos: o histórico, os desafios, o perfil e a postura do ouvidor. “O ouvidor representa o cidadão junto à instituição em que atua, viabilizando um canal de comunicação com o poder público”, foi um dos pontos ressaltados no curso, explicou Adriana.

O perfil do ouvidor exige que: a pessoa seja capaz de tentar sentir o que o usuário do serviço público sente, isto é, se colocar no lugar do outro; ser pró-ativo; conhecer os serviços prestados pela administração pública; estabelecer interação com as diversas áreas da instituição.

Já o seu papel é:  “ser o promotor,  agente de mudanças e de justiça social, com o objetivo de promover a igualdade de condições; promover o avanço dos exercício da cidadania”.

A questão ética foi um dos destaques do curso. Dentro desse item, foi enfatizado que é necessário “identificar a ouvidoria como o instrumento do regime democrático e relacionar cidadania à função do ouvidor”. “O papel do ouvidor perante a ética é proporcionar ao cidadão o sentimento de satisfação, respeito, dignidade e cidadania”.

Outro destaque foi à necessidade da existência da Ouvidoria, para que o munícipe possa exercer seu papel de cidadão. Ao exercer esse papel, o cidadão passa a atuar em prol do coletivo. “Entender que a manifestação do munícipe é uma postura cidadã, é um processo social e não individual. Cada vez que se abre uma ouvidoria setorial, abre-se as portas para a cidadania. Quando o munícipe liga para a Ouvidoria, ele está exercitando seu papel de cidadão”, foi um dos pontos mais discutido no curso.

Por fim, Adriana ressalta outro ponto mostrado no curso: “A Ouvidoria é o veículo de informação, conexão com a sociedade, o espaço institucional de participação, o mecanismo de avaliação e melhoria da qualidade dos serviços públicos”.

O curso

Adriana Venturoso foi a única representante de Mato Grosso a participar do curso, que contou com a presença de profissionais de todo país. Entre os palestrantes do curso, estava a ouvidora geral do município de São Paulo e secretária geral da ABO/SP, Maria Lumena Sampaio.