Educação / Prevenção
22 de Outubro de 2015 17h02
Outubro Rosa: Secretaria promove palestra sobre câncer de mama
“Há 21 anos fui diagnosticada com câncer de mama. Durante o processo de tratamento passei por momentos de muito sofrimento, mas não deixei me abater e venci a doença. Hoje passei de assistida à voluntária do MT Mamma”. Esse foi o depoimento de uma servidora da Secretaria Municipal de Educação durante palestra proferida nesta quarta-feira (21) sobre o câncer de mama para os servidores na pasta.
A palestra é parte das ações educativas promovidas pela Secretaria, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, em alusão à campanha Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama. O objetivo da campanha é alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Outra servidora da Educação, que hoje está aposentada, também fez questão de prestar seu depoimento sobre a doença. “Descobri o tumor há quase dois anos, durante o autoexame. O nódulo já estava quase do tamanho de um limão. Foi um momento de desespero. Passei por quimioterapia e cirurgia, mas durante todo esse período pude contar com a ajuda e o amor da minha família e consegui vencer”, disse a servidora, lembrando que durante esse período ela também contou com o apoio do setor psicossocial da Secretaria de Educação, especialmente da psicóloga Beatriz Batistuta.
A palestra foi proferida pelo diretor clínico do MT Mamma, Wilson Garcia Pereira. “Nosso objetivo é estimular o diagnóstico precoce, pois 90% dos casos, quando descoberto no início, é curável”, disse o médico.
O médico falou dos fatores de risco, sobre o diagnóstico, tratamento e como proceder para ter uma vida saudável e se proteger contra o câncer. Segundo ele, pelo menos 30% do fator predominante do câncer é a alimentação. “Ter uma alimentação saudável ajuda a se proteger contra a doença. Portanto, é preciso evitar alimentos com muito sal, gordura e açúcar. Além disso, é importante ter uma alimentação a base de verduras, legumes, frutas e cereais”, explicou o médico.
Conforme destacou a secretária adjunta de educação, Marioneide Kliemaschewsk, a rede municipal é composta em sua maioria por mulheres e ações como essas só vêm contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas profissionais. “A campanha é realizada este mês, mas é importante que os cuidados com a saúde, principalmente o autoexame, seja feito o ano todo, pois sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce são o melhor caminho”, disse a secretária.
A ação educativa incluiu também a palestra do MT Hemocentro, sobre doação de sangue. A palestrante foi proferida pela assistente de captação de doadores do Hemocentro, Magda Matos.
A palestrante lembrou que doar sangue não dói e não prejudica a saúde do doador. Para ser um doador é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e com saúde.
Em Cuiabá existem dois postos de coleta, um localizado na Rua 13 de junho e outro no Pronto Socorro Municipal.