/ Blitz
04 de Setembro de 2017 09h57
Operação Lei Seca prendeu cinco motoristas dirigindo embriagados neste domingo a noite em Cuiabá
Cinco pessoas foram presas neste domingo a noite, com sinais visíveis e constatação de embriaguez, enquanto dirigiam no trânsito de Cuiabá. Os sintomas foram constatados nos testes de alcoolemia feitos em outras 143 pessoas, durante a operação desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na Avenida Beira Rio que teve início às 21:30 e término às 23 horas. A operação recolheu 24 veículos irregulares e 16 CNH´s. As ações foram em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), a Polícia Militar, Batalhão de Trânsito Urbano (BPMTran), Detran e a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).
Na 24ª operação realizada neste ano, os agentes lavraram 39 autos de infrações de trânsito, com base no artigo 165 e 165-A. O OCR (Radar Móvel) que registrou veículos em situação irregular, tem sido essencial nas operações da Semob fazendo a contagem dos veículos que trafegam nos corredores formados por cones no local das Blitz, captando ainda, qualquer impedimento administrativo ou jurídico e afere os dados dos veículos abordados, tendo como exemplo, registros de roubos ou furtos.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, todo condutor que for flagrado sob o efeito de álcool no sangue superior a 0,34 de álcool por litro de ar expelido deve responder por ato criminal. Ou seja, uma pena que varia de seis meses a três anos de detenção, multa e a suspensão temporária da carteira ou proibição de obter a habilitação. No caso dos exames que demonstram amostragem de teor alcoólico, o infrator responderá por infração gravíssima, com multa multiplicada por 10, ou seja, R$ 2.934,70 e suspensão da carteira por até um ano.