Notícias

Saúde / SUS

15 de Agosto de 2016 10h59

Oficina vai qualificar gestores das unidades odontológicas de Cuiabá

MARIA BARBANT

Divulgação Secretaria Municipal de Saúde

Arquivo

A Coordenadoria de Saúde Bucal da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza nesta segunda e terça-feiras (15 e 16), das 14 às 18 horas, a oficina “Ser Gestor de um Centro de Especialidades Odontológicas”. A oficina, com carga horária de 8 horas, será realizada na sala da Coordenadoria e tem como publico alvo os Responsáveis Técnicos e Gestores das Unidades Odontológicas.

A coordenadora de Saúde Bucal, Cristhiane Almeida Leite explicou que durante a oficina serão discutidas as dimensões do papel do gestor frente às diversas habilidades, conhecimentos e experiências, que o mesmo deve desenvolver, tendo em vista o grande desafio que representa ser um gestor do  SUS.

“Esta oficina abordará o processo de gestão interna e externa, no âmbito do SUS, e a necessidade da qualificação dessa gestão pública. Fazer a gestão do SUS é um grande desafio e a atuação do gestor é fundamental para que alcançarmos o sucesso esperado, que é melhorar a saúde da população”, destacou Cristhiane Almeida lembrando que esse é o principal compromisso da gestão da saúde, um objetivo amplo e complexo, que requer, entre outras competências, a condução e realização de um trabalho compartilhado.

Cuiabá possui hoje 10 clínicas odontológicas, sendo seis delas Centros de Especialidades (CEO’s) e quatro Clinicas. Seis cirurgiões dentistas que já atuavam na rede e assumiram na última semana a responsabilidade da gestão dos CEO’s Pascoal Ramos, Tijucal, Osmar Cabral e Dom Aquino e da Clinica Odontológica do Verdão, vão participar da oficina.

Segundo a coordenadora, outros quatro profissionais das demais unidades já participaram de qualificação semelhante.

A oficina será realizada dentro dos conceitos da metodologia ativa, que propõe um processo amplo cuja principal característica é a inserção do participante como agente principal e responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se ele próprio  com  o seu aprendizado.

 Programação

 Dia 1 – 15/08

 

Ação 1 - Aprendizagem baseada em problema (PBL)

A partir da solução de um problema, serão elencados assuntos desconhecidos/pouco explorados, organizando-os em núcleos de sentidos e, em seguida, formulando coletivamente as questões de aprendizagem, e a busca de novos conhecimentos, num exercício de refletir coletivamente a prática da gestão. Visando alinhar e consolidar o conhecimento, ao final da construção coletiva destes novos conhecimentos, será realizado uma apresentação dialogada.

 Ação 2 – Dinâmica Fábrica de aviões – Importância do planejamento na gestão do SUS.

 Ação 3 - Portarias que regem os CEOs;    .

 Dia 2 –  16/08

Ação 1 - Utilização da ferramenta Design Thinking e GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)

A ferramenta estratégica Design Thinking permitira através do design, fazer uma imersão dentro de cada unidade, visando entender suas necessidades, desejos e expectativas. Através desta visão holística e cíclica da unidade, serão identificados pontos problemáticos para atuação imediata, cuja ordem de prioridade de intervenção se dará através da aplicação da ferramenta GUT.  Os assuntos de que obtiverem maior pontuação, serão distribuídos entre os novos Gestores e organizados agenda com prazo para discussão e resolução dos problemas identificados. O objetivo final é trazer soluções inovadoras para os diferentes tipos de situação, tendo como foco o valor que o usuário perceberá ao fazer uso delas

 Ação 2 - Estatuto do Servidor

 Ação 3 - Fechamento e Avaliação (o participante fará uma reflexão quanto a sua expectativa inicial registrada no inicio da oficina).

 Serviço

Oficina “Ser Gestor de um Centro de Especialidades Odontológicas”.

Data: 15 e 16 de agosto

Horário: 14 às 18 horas

Local: Coordenadoria de Saúde Bucal/SMS de Cuiabá