Notícias

Saúde / Prevenção

07 de Julho de 2016 08h18

Oficina sobre DST/AIDS capacita professores da rede pública de Cuiabá

MICHELLE CANDIDO

Divulgação

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá, através do Programa DST – AIDS, promoveu uma oficina pedagógica para capacitar os professores das redes municipal e estadual de educação. O intuito principal da capacitação é que os professores sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e saibam como abordar os temas DST/AIDS, gravidez na adolescência, quando iniciar a vida sexual entre outros, nas salas de aulas.

A oficina teve inicio na última  segunda - feira (04) e terminou nesta quarta-feira (06). Os 55 profissionais da educação que participaram da capacitação cumpriram uma  carga horária de 24 horas.

Ao todo foram ofertadas  20 vagas  para professores do município, 25 para  professores do estado e 10 vagas para o Programa Saúde na Escola.

“É uma ótima oportunidade para nos atualizarmos sobre as formas de abordagem da problemática que existe em relação as doenças sexualmente transmissíveis e como a gente vai poder trabalhar isso dentro da educação”, avaliou  Sergio Zanelato, professor da rede municipal de educação.

Os temas abordados durante o curso foram  o funcionamento das redes primária, secundária e terciária de saúde , gravidez na adolescência, DST/AIDS, sexualidade e nesta quarta-feira, na programação de encerramento da capacitação, os  professores fizeram um planejamento e apresentaram,  como irão tratar esses temas dentro das escolas.

“Essa oficina vem ao encontro das necessidades que foram detectadas nas unidades escolares. Além disso é cada vez mais  necessário uma formação que atenda as práticas educativas. Nós precisamos estar preparados para que saibamos lidar com a complexidade  que envolve um  assunto tão intimo como as DST”, esclareceu a professora e pedagoga da Secretária de Estado de Educação (Seduc), Erotildes dos Santos.

"Por meio de ações como esta, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, espera reduzir o alto índice de gravidez na adolescência, infecções provocadas por  DST como sífilis e HIV e, ao mesmo tempo proporcionar aos professores a oportunidade de ampliar  os seus  conhecimentos”, explicaram as responsáveis técnicas do Programa DST – AIDS, Ana Caroline Bezerra e Paula Fernanda Lima.

No decorrer da oficina foi dado um destaque ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade onde podem ser realizados diagnóstico e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), através de uma equipe multiprofissional. No CTA, é possível fazer os Testes Rápidos para HIV e Hepatites B e C, tudo gratuitamente.

 

 Atividades desenvolvidas pelo CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento

- Orientações individuais ou em grupos;

 - Realização de Palestras em empresas e escolas na comunidade; 

 - Distribuição de Preservativos Femininos, Masculinos e Gel Lubrificante;

 - Distribuição de Informativos sobre as DST;

 - Realização de atividades educativas em eventos e nas Unidades de Saúde;

 - Realização de Testagem Rápida em HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

 Locais de atendimento

 Policlínica do Coxipó – Rua 20 de agosto S/N - Telefone: 3617-1441.

Policlínica do Planalto – Av. Trabalhadores - Telefone: 3617- 1415.

Policlínica do Verdão – Av. Agricola Paes de Barros S/N – Telefone: 3617-1459.

Policlínica do Pascoal Ramos – Rua Benedito Antônio S/N – Telefone: 3617- 1306.

Serviço de Assistência Especializada (SAE) – Rua Pirain, S/N, Bairro: Grande Terceiro – Telefone: 3634-0593.