Saúde / CONFERENCIA/SAÚDE
17 de Maio de 2017 12h03
Oficina reúne facilitadores e coordenadores da 12ª Conferência de Saúde de Cuiabá
A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo participou na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da SMS, da abertura da Oficina de Facilitadores e Coordenadores de Grupo da 12ª Conferencia Municipal de Saúde. A oficina tem por objetivo socializar as informações e orientações entre as pessoas que irão participar da conferência, como facilitadores e coordenadores, e também organizar a participação dos representantes do segmento do governo, no evento.
Durante a abertura, a secretária de Saúde fez um breve resgate histórico do Sistema Único de Saúde. Ela relembrou que “o SUS não existe por acaso, mas, é o resultado da luta dos movimentos organizados e dos trabalhadores pelos direitos sociais e pela saúde”, salientou ao se referir ao tema central desta edição da conferencia:“Pela manutenção dos direitos sociais e contra o desmonte do SUS”.
Elizeth Araújo falou da importância das etapas regionais da conferência, que têm inicio no próximo dia 27, pela Regional Sul, na Escola de Saúde Pública. “As pré-conferências são fundamentais para que possamos ouvir a população e, a partir daí, por meio do diálogo, chegarmos às propostas que vão subsidiar a gestão na construção dos planos operativos regionais e de um Plano Municipal de Saúde que seja factível e que atenda as demandas da população de forma humanizada e inclusiva”.
Para a oficina, a secretária convocou diretores e coordenadores e cobrou a participação de todos nas etapas regionais da conferência. “Este é o momento de ouvir as críticas e as demandas da população”, destacou ela.
Julio César de Souza Garcia, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, também destacou a importância do momento lembrando que nas pré-conferências serão eleitos os delegados, que irão representar os segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores nas discussões das propostas na etapa municipal da conferência.
“É fundamental que tenhamos a presença de todos, usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço, para que as propostas que serão levadas à Conferência Municipal reflitam as necessidades da população”.
O representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso (SINFAR), Wille Marcio Nascimento Calazans falou do trabalho do facilitador em todas as etapas da conferência, no sentido de auxiliar os participantes nas discussões das propostas e seus encaminhamentos. “Um trabalho bem realizado nessas etapas resultará no fortalecimento do SUS”, destacou.
Etapas
As conferências são espaços democráticos que possibilitam a negociação política dos mais diversos interesses dos grupos sociais envolvidos e de onde emerge a vontade política que pode influenciar na agenda pública em todos os níveis.
Em Cuiabá, a Conferência Municipal é realizada a cada dois anos (Lei Complementar 094/ 2003) e, ao longo dos anos, vem avançando na prática de avaliação e proposição de diretrizes para a políticas municipal de saúde com a participação social.
Em sua décima segunda edição a Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá tem como tema central: “Pela manutenção dos direitos sociais e contra o desmonte do SUS”. E será realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho, após a realização das pré-conferencias em cada regional urbana e rural.
As discussões, tanto nas conferências regionais como na municipal, são orientadas a partir de três eixos e seus sub-temas. O primeiro eixo vai discutir o
Fortalecimento e Ampliação da Participação Social, tendo como sub-temas a Participação Social e Garantia do Direito à Saúde. O segundo eixo é o Modelo de Atenção, com os sub-temas Garantia e Melhoria do Acesso e Organização dos Serviços de Saúde. E no terceiro eixo, será discutida a Gestão do SUS, a partir do Planejamento e Financiamento do SUS e a Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde.
“Cada cidadão deve refletir sobre o modelo de atendimento em saúde que espera e merece e, participar das discussões nas etapas regionais”, lembrou a secretaria executiva do Conselho Municipal de Saúde, Janaina Penha Vitor da Silva lembrando mais uma vez que “tudo que for discutido nas etapas ficará como legado tanto para a Conferência Municipal como, posteriormente, para as Conferências Estadual e Nacional, em um processo de construção de um SUS melhor para todos”.
Locais e horários
As pré-conferências ou conferencias regionais começam no dia 27 de maio e terminam no dia 24 de junho.
Conferencias Regionais
Dia 27/05 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Sul - Escola de Saúde Pública, Avenida Adaulto Botelho, nº 552, bairro Coophema
Dia 03/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Oeste – Universidade de Cuiabá/Campus UNIC Barão, Rua Barão de Melgaço, nº 222, bairro Porto
Dia 07/06 (quarta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Rio dos Peixes - Escola Estevão Alves Correia, Rodovia Emanuel Pinheiro, KM 22, Rio dos Peixes
Dia 08/06 (quinta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Guia/Aguaçu, rua Nossa Senhora da Guia, s/nº (próximo ao Cemitério)
Dia 10/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Leste – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Cuiabá), Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul
Dia 14/06 (quarta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Coxipó do Ouro - Centro Comunitário Coxipó do Ouro, avenida Principal s/nº, Praça do Rosário
Dia 20/06 (terça-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Sul – Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago)
Dia 24/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Norte – Escola Dione augusta Silva Souza, avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4