/
09 de Dezembro de 2010 16h37
Oficina de "cores" do CRRA desperta interesse dos alunos da Escola Octacílio Cruz
Aconteceu na tarde desta quarta-feira (08-12), na Escola Municipal de Educação Básica Tenente Octacilio Sebastião da Cruz, do bairro CPA III – setor IV, uma oficina sobre o tema“Brincando com as cores”, ministrada pela artista plástica Claudia Pita, do projeto Centro de Referência do Reuso da Água (CRRA), para 50 alunos da educação infantil e do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo da oficina foi ensinar a origem das cores, classificando-as em primária, secundária e o resultado de sua mistura no surgimento de outras cores, estimulando a criatividade dos alunos.
“Desde a educação infantil eles já trabalham as cores. Hoje, assistindo essa palestra, os alunos já tem condições de fazer o reconhecimento das cores e a sua classificação. Daí a importância da oficina, porque no momento que eles precisarem de uma cor, terão o conhecimento de que, ao misturá-la, uma nova cor surgirá”, informou a professora Rudit Irmã Muller Ribeiro, coordenadora pedagógica da escola.
A professora Marinalva de Barros (42), diretora da escola Octacílio Cruz classificou de “muito interessante a oficina, uma vez que além de ensinar as cores, ajuda as crianças a respeitarem o meio ambiente e dar importância para o uso racional da água”, ponderou Barros.
“A Lagoa era muito feia, agora ela é encantada e, com as cores, vamos colocar flores coloridas lá”, disse Geniel Arruda dos Santos Junior, aluno da escola. Para Vitória Mônica Alves (9), aluna do 4º ano, “a oficina foi legal”, adoro pintar porque pintar é divertido e faz “a gente” ficar feliz”, concluiu.
A oficina mobilizou professores, monitores e alunos da escola Octacílio Cruz. A palestra foi aberta pela artista plástica Cláudia Pitta, instrutora e membro do projeto Amigos da Lagoa. Pitta, na qualidade de cantora, ministrou a oficina por meio de música. Acompanhados por um violão os alunos entoaram o refrão das cores e vibraram com a oficina.
A música é uma arte incorporada por unanimidade na sociedade e ensinar as cores por meio da música é uma prática prazerosa em que o aluno apreende o conhecimento de maneira fácil e extrovertida. Jogos e músicas tornam o ensino mais agradável garantindo a interação dos alunos, informou a professora Luany Weiler da Fonseca, graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), monitora do projeto CRRA.
A iniciativa faz parte da agenda continuada do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA), projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. O CRRA realiza todas as quartas-feiras das 14h às 16h uma série de atividades.