Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /
27 de Novembro de 2012 12h40
Obras do Centro Comercial Popular de Cuiabá estão em fase final
As obras do novo Centro Comercial Popular de Cuiabá estão na fase final. A previsão da empresa responsável, Rovigo Sistemas Construtívos, é que a obra seja concluída no próximo dia 12 de dezembro. No Centro irão trabalhar 250 camelôs, que foram cadastrados pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. A Secretaria fez o levantamento socioeconômico de cada interessado em exercer a atividade.
As obras do Centro, localizado no bairro do Porto (ao lado do Mercado do Porto) atrasaram devido a problemas técnicos. O prédio tem uma bela arquitetura, que busca resgatar a história do Porto – um dos locais onde nasceu a cidade de Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá investiu na obra o total de R$ 2,78 milhões. O espaço oferece ainda toda comodidade para que comerciantes possam trabalhar e a população tenha um bom atendimento.
Com a transferência dos camelôs para o novo Centro, as três praças - Ipiranga, Caetano de Albuquerque e Rua Antônio João - ficarão livres do comércio popular, seguindo determinação do Ministério Público Estadual (MPE) e novos camelôs e vendedores ambulantes estão proibidos de se instalar nesses locais.
O MPE e a Prefeitura de Cuiabá querem que as praças, consideradas símbolos históricos da capital, sejam usadas como áreas de laser e espaço comunitário. A revitalização das praças municipais também segue a determinação por Cuiabá ser cidade sede da Copa do Mundo de 2014.
Em junho deste ano, o prefeito Francisco Galindo assinou o decreto 5.189/2012, que regulamenta a atividade de ambulante na capital. Os critérios estão estabelecidos na Lei Complementar 004/1992 (artigo 346).