Notícias

Esportes e Lazer / PAC Cidades Históricas

06 de Julho de 2016 11h53

Obras de restauração da Casa Barão de Melgaço são retomadas

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá retomou esta semana as obras de restauração do Casarão Barão de Melgaço, onde funciona a Academia Mato-grossense de Letras.

O casarão faz parte do pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas e estava com a reforma parada desde março deste ano devido à falta de repasses do Governo Federal. No prédio da Casa Barão funciona também o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Além deste casarão, também ficaram comprometidas a restauração do Museu da Imagem e do Som (Misc), a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Casa Procon, Casarão 155, Casa Funai, Casa de Bem Bem, Casa 79, na Rua Pedro Celestino, e as praças da Mandioca, Senhor dos Passos, Caetano de Albuquerque, Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, os projetos arquitetônicos destes casarões estão passando por adequações e terão suas obras retomadas nos próximos dias.

“Inicialmente estipulamos a entrega de todas elas para setembro deste ano, mas devido aos atrasos e a necessidade de aditivos o prazo será prorrogado”, explicou o secretário municipal da pasta, Alberto Machado.

A empresa responsável pelas obras é a Archaios Engenharia Consultoria Projeto e Restauração Ltda., especializada em obras de restauração e consolidação de edificações tombadas por patrimônios históricos do Brasil. A reforma contempla pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios. Iniciadas no final de 2015, as obras de revitalização estão orçadas em R$10,5 milhões. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.