Notícias

/

07 de Dezembro de 2010 16h00

Obras de execução da guarita da ETA Tijucal estão em fase final

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está concluindo as obras de execução da guarita que dá acesso à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, que receberá o nome do engenheiro civil Sátyro Pohl Moreira de Castilho (in memorian), ex-presidente do CREA-MT e idealizador de grandes projetos no Estado. A obra está sendo executada com recursos próprios da Sanecap, no valor de R$ 103 mil.

Conforme a gerente da Divisão de Expansão, engenheira fiscal Alissa Ludmila Fortes, a previsão para conclusão dos trabalhos é janeiro de 2011. “Está faltando apenas a finalização da parte interna e a pintura”.
O complexo de produção da ETA Tijucal, situado próximo ao bairro São João Del Rey é composto de captação de água bruta no rio Coxipó; Estação de Tratamento de Água Convencional (em concreto), com capacidade de 300 litros/segundo; Estação de Tratamento de Água (metálica), com capacidade de 200 litros/segundo, cuja capacidade total instalada atual é de 500 litros/segundo. Existe ainda um reservatório em aço, com capacidade de 2 milhões de litros, um reservatório em concreto com capacidade para meio milhão de litros de água. 

A partir desse sistema produtor, ocorre o bombeamento da água produzida para os reservatórios apoiados em várias bairros da cidade.