Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PATRIMÔNIO CUIABANO

13 de Março de 2018 17h46

Obra de revitalização da Praça Ipiranga segue avançando e deve ser finalizada em abril

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Iniciada pela Prefeitura de Cuiabá em outubro de 2017, a obra de revitalização da Praça Ipiranga segue avançando de acordo com o programado para ser entregue no mês de comemoração dos 299 anos da capital mato-grossense. Considerado um dos locais mais movimentados da cidade, a Ipiranga está passando por um completo processo de recuperação, como parte da proposta de resgate do Centro Histórico, desenvolvida a partir da reestruturação de espaços tradicionais na vida da população cuiabana.

Implantado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o programa de revitalização contemplou inicialmente as praças Alencastro e Popular e, ao longo dos próximos anos, deve abranger ainda a Maria Taquara e a Oito de Abril. Na Ipiranga, os cerca de 15 servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pasta responsável pela execução da obra em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, encontram-se distribuídos na realização dos serviços de reforma do coreto, restauração do chafariz,  e construção dos canteiros de jardinagem

“Temos um compromisso de entregar a área totalmente revitalizada até o final de abril e estamos tomando todas as medidas necessárias para devolver uma nova praça para a população. Até o momento já trabalhamos na recuperação de meio-fio, de canteiros, começamos a revitalizar o coreto, o chafariz. Portanto, a população pode ficar tranquila que irá receber um espaço completamente reformado, com todo cuidado e beleza que Cuiabá merece”, comentou o secretário José Roberto Stopa.

Buscando garantir toda a preservação do patrimônio histórico e, ao mesmo, ofertar uma maior comodidade para os milhares de cuiabanos que passam diariamente pela região, o trabalho na praça assegura também a importante etapa de jardinagem e paisagismos, onde a arborização será feira com espécies do tipo Flamboyants, Oitis, Palmeiras e Ipês. Além disso, a obra compreende melhorias na parte de instalação elétrica e iluminação, e reconstrução das calçadas com rampas de acesso e piso tátil.

A obra na Praça Ipiranga engloba ainda a edificação de um banheiro público. De acordo com Stopa, o banheiro contará com os cuidados de servidores da Secretaria, que realizarão a manutenção diária no espaço oferecido de maneira gratuita para toda população. Outro importante fator destacado pelo gestor é revitalização do chafariz, garantindo o pleno funcionamento da estrutura.

“A construção do banheiro está em fase adiantada e logo devemos iniciar a colocação de pisos. Já no caso do chafariz, estamos tomando todas as medidas para que ele volte a funcionar. A estrutura estava completamente danificada e entupida, impedindo há anos que a água jorrasse. Todo esse trabalho está sendo feito respeitando os requisitos de preservação de um patrimônio que faz parte da nossa história”, finalizou o titular da pasta de Serviços Urbanos.