/
30 de Maio de 2011 15h38
O hidrômetro oferece uma conta de água mais justa pra você
A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) já instalou hidrômetros em diversos bairros da capital. O objetivo é oferecer aos consumidores uma conta mais justa. Por isso fique atento! Verifique se não há vazamentos em sua casa e evite desperdícios de água, pois o hidrômetro registra a água que passa por ele.
O que é o hidrômetro? Muitos o chamam de relógio. É um aparelho que mede o consumo de água. Toda a água que passa por ele fica registrada, onde a leitura válida é apenas números pretos, os números vermelhos são medidas em litros.
Onde deve ser instalado o cavalete com o medidor (hidrômetro)? Na residência deve ser instalado de preferência na calçada, facilitando o acesso do leiturista e a manutenção, evitando aborrecimento ao usuário. Se for comercio sem muro na frente, pode ser instalado no estabelecimento ou jardim em fácil acesso.
Como verificar se tem vazamentos não visíveis?
1º - vá até o reservatório e levante a bóia até parar de passar água e verifique se os ponteiros do hidrômetro estão girando. Se não estiverem girando, OK! Sem vazamento; se continuarem girando é porque existe vazamento no ramal interno entre o cavalete e a caixa de água.
2º - mantenha a bóia travada para não entrar água. Se possível feche também o registro do cavalete e amarre todas as torneiras com o pano para ter certeza de que ninguém esta usando e lacre o vaso sanitário durante o período de no mínimo 4 horas. Faça um marco de referência do nível da água do reservatório e após 4 horas verifique se o nível é o mesmo. Se sim OK! Sem vazamentos. Se o nível estiver baixo, há vazamento. Procure um técnico especializado para concertá-lo.
Informações:
3645-9788