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Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Assistentes sociais

16 de Junho de 2016 18h06

Novos servidores recebem orientação sobre a Política de Assistência Social de Cuiabá

KARINE MIRANDA

Os 15 novos assistenciais sociais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, empossados na quinta-feira (15), passam por uma capacitação sobre “O Papel do Assistente Social na Política de Assistência Social em Cuiabá”. A capacitação segue até o próximo dia 21.

O objetivo é orientar os servidores sobre a forma com que os trabalhos são executados nas 75 unidades da Assistência Social e de que maneira esses profissionais devem desempenhar o seu papel. Por isso, logo no primeiro dia, a capacitação abordou sobre os direitos e deveres do servidor. Foram esclarecidas informações sobre o Estatuto do Servidor Público, o estágio probatório, controle de assiduidade, férias, licenças e perícia médica.

Conforme o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, esses servidores irão atuar na sede da Assistência Social, nos Centros Especializados de Referência de Assistência Social e nos Centros de Referência de Assistência Social, que são locais em que há muita demanda de atendimento.

Por isso, há a necessidade de todos terem conhecimento de como funciona a estrutura administrativa. ”Precisam conhecer a nossa estrutura, quais são nossas unidades, programas, projetos e quem é nosso publico atendido. Ficamos muito felizes, pois irão somar esforços para melhorar o atendimento da rede sócio assistencial em Cuiabá”, afirmou.

Além das questões relativas aos Recursos Humanos, a capacitação orientou sobre as atribuições da Diretoria Administrativa, a Política Nacional de Assistência Social e a Norma Operacional Básica /05 e Sistema Único da Assistência Social – NOB/SUAS.

Conforme a diretora de Gestão, Cristiane Almeida, é fundamental que os assistentes sociais conheçam os documentos judiciais, quais as denúncias, como proceder e como executar, na prática, o trabalho de assistente social. “Sabemos que todos têm conhecimento teórico”, explicou.

A capacitação também apresentou aos servidores um balanço das ações da secretaria nos anos de 2013 a 2015, bem como vai orientar quanto à Proteção Social Básica, que engloba os Centros de Referência de Assistência Social, Centros de Convivência de Idosos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviços de Convivência, Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Proteção Social Especial também será discuta, como o funcionamento dos Centros Especializados de Referência de Assistência Social, do Serviço Especial de Abordagem Social, do Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, do Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativa, entre outros.

Também serão abordados assuntos como a Integração de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda, o Programa Minha Casa Minha Vida, além do Controle Social, que diz respeito ao funcionamento dos oito conselhos municipais de direito.

Para Francislene Rodrigues, assistente social há 18 anos e recém-nomeada, a capacitação é importante, para que as profissionais tenham conhecimento do cenário de atendimento feito pela secretaria, além de conhecer os servidores envolvidos em cada área.

“O primeiro momento aqui na secretaria se deu com a nossa posse e nossa recepção feita pelo próprio secretário. Foi importante sermos reconhecidas e, com essa capacitação, valorizadas. Pois está nos orientando sobre a estrutura e a forma com que devemos trabalhar  e tem nos ajudado na nossa adaptação e, futuramente, na melhor execução do nosso trabalho”, afirmou.