Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CAPACITAÇÃO

04 de Maio de 2022 15h51

Novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar participam de formação

Carolina Miranda

Vicente Aquino

Arquivo

Os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) para o biênio 2021/2023 participaram na terça-feira (3), de um curso de formação para atuação frente ao município na elaboração de políticas públicas efetivas. “A formação possibilita o conhecimento para efetivamente contribuírem na elaboração, monitoramento e avaliação dessa política pública, que tem como fundo garantir a qualidade nutricional, a alimentação saudável e também a erradicação da pobreza e da fome da população”, declarou a doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, Drª Cassyra Vuolo.

“Essa é uma gestão diferenciada. Sabemos da importância da participação social. Em todos os processos estão incluídos representantes dos conselhos para construção de uma política que realmente vai atender a população”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Durante o encontro, além da parte teórica, os conselheiros participaram de atividades práticas, com estudos separados por grupos, sobre a, funcionamento, competências, natureza do que já existe juridicamente na lei criada e aprovada em Cuiabá.

“De forma dinâmica eles tiveram a oportunidade de entenderem que não se trata de apenas uma obrigação a mais. Cono não é pago, ele se pergunta sobre o que ele tá ganhando em estar à frente de um conselho representativo. Não se coloca como um cidadão atuante que tá recebendo de contrapartida a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, resultando na melhoria da sua qualidade de vida também”, exemplificou Cassyra Vuolo.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar é representado por diversas secretarias, como a Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.  “Várias secretarias juntas num mesmo propósito. Garantir o acesso aos serviços e quando isso ocorrer que seja de forma dinâmica e eficiente. Um depende do outro, sendo o objetivo final a população, ou seja, a garantia legal da alimentação digna para todos. A erradicação da fome e da pobreza é por aqui”, afiançou.

“Espero que tosos tenham aproveitado. É a primeira atividade de muitas a serem realizadas pois, a atual gestão entende a importância de que ter conselheiros que saibam a sua função no município, seja mais fácil a elaboração de políticas efetivas e mais viáveis. Podemos considerar um momento como um marco na história. O Comsea trabalha e trata da segurança alimentar e nutricional de pessoas, do ser humanos. São mais de 116 milhões de pessoas em estado de insegurança alimentar no país. Destas, 19 milhões que passam fome, que precisam escolher entre comer ou dar comida para os filhos. Entre comer ou pagar o aluguel”, entre comer e pagar o aluguel”, declarou a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, presidente do COMSEA, e cientista de alimentos, Luciana Kimie Savay da Silva.

“Quando melhora a vida do outro melhora a sua. Quando todo mundo é miserável, a miséria vai imperar. É uma teia social que não pode deixar esgaçar. Hoje irá dormir 49 milhões de pessoas com fome”, finalizou Cassyra.

O Conselho é composto por 19 (dezenove) membros titulares, os quais terão seus respectivos suplentes, sendo 07 (sete) representantes do Governo Municipal e 12 (doze) representantes da sociedade civil que devem ter efetiva atuação no Município de Cuiabá e desenvolver ações em pelo menos uma das seguintes áreas: alimentação, nutrição, educação e organização popular de saúde coletiva. A nova diretoria é formada pela presidente Luciana Kimie Savay da Silva, representante do Conselho Regional de Química (CRQ), pelo vice presidente Reginaldo Fonseca Lemos, representante da Secretaria Municipal de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento (SMATED) e pela secretária executiva Lena Magalhães da Silva, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).

 

Composição dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar – COMSEA, para biênio 2021/2023:

 

I. Representantes governamentais:

a. Pela Secretaria Municipal de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento – SMATED:

i. Titular: Reginaldo Fonseca Lemos

ii. Suplente: Eduardo Júlio Ribeiro de Oliveira

b. Pela Procuradoria Geral do Município de Cuiabá – PGM:

i. Titular: Lucia Valderez Cuiabano Pestre Vidal da Fonseca

ii. Suplente: Antônio Francisco Monteiro da Silva

c. Pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS:

i. Titular: Izabelle Essashika Nunez Villar

ii. Suplente: Maristela Fátima Reginato

d. Pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – SADHPD:

i. Titular: Edjane Araújo da Silva

ii. Suplente: Tomázia Catarina de Amorim Oliveira

e. Pela Secretaria Municipal de Educação – SME:

i. Titular: Deborah Milane Pavão

ii. Suplente: Thaiza do Espírito Santo Moshage

f. Pela Secretaria Municipal de Planejamento – SMP:

i. Titular: Cintia Suszek da Silva

ii. Suplente: Fernanda de Kassia Silva e Souza

g. Pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – SMHARF:

i. Titular: Evelyn Cristina Aquino de Souza

ii. Suplente: Graziele Cristina de Barros Rondon


II. Representantes não-governamentais:

a. Pelo Centro Nacional de Cidadania Negra de Mato Grosso – CENEG:

i. Titular: Cassio da Silva Martins

b. Pelo Conselho Regional de Nutrição – CRN

i. Titular: Claudia Maria Ourives Figueiredo de Souza

ii. Suplente: Ana Cassia Lira de Amorim

c. Pelo Sindicato dos Profissionais de Química de Mato Grosso – SINPROQUIM:

i. Titular: Gabriel Correia Alves

d. Pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público – SINTEP:

i. Titular: João Custódio da Silva

e. Pelo Conselho Regional de Química do Estado de Mato Grosso – CRQ:

i. Titular: Luciana Kimie Savay da Silva

f. Pela Sociedade Beneficente Evangélica – SBE:

i. Titular: Daniel Antônio de Oliveira Carneiro

g. Pela Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso – FEUCIMAT:

i. Titular: Edson Mauro Maia da Veiga

h. Pelo Grupo de Idosos “Coração de Mãe”:

i. Maria Estrela Teixeira Simões