Notícias

Governo / BIOSSEGURANÇA

04 de Maio de 2020 06h55

Novos hábitos: A volta gradativa do comércio de Cuiabá e a adaptação de comerciantes e clientes as medidas de biossegurança

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

Arquivo

O comércio varejista de Cuiabá voltou a funcionar na última segunda-feira (27), mas com restrições. A rotina ganhou novos hábitos e comerciantes, funcionários e clientes estão se adaptando as medidas de biossegurança indicadas pela Prefeitura de Cuiabá e recomendadas pelas organizações de saúde.

No Centro de Cuiabá, o comerciante Paulo Salem, já nota a diferença do pré e pós quarentena. Seu Paulo trabalha no ramo na capital há 30 anos, com suas óticas e joalherias. Para ele, o prefeito agiu segundo as indicações da Organização Mundial de Saúde. “Quando ele fecho o comércio lá no comecinho, ele seguiu o que mandava a OMS. Se eu fosse prefeito eu faria a mesma coisa”, comentou.

Após quase uma semana de reabertura das lojas, ele avalia o novo comportamento dos clientes que, ainda de forma tímida, segundo ele, voltam a consumir e também explica como adaptou seu serviço às medidas de biossegurança exigidas pela Prefeitura de Cuiabá.

“Por incrível que pareça, a comunidade parece que aprendeu, as pessoas estão preocupadas com a pandemia, estão usando máscaras. Nós colocamos cartazes avisando as pessoas que é necessário usar máscara para entrar na loja. Mandei fazer máscaras pra quem não tiver e coloquei um tapete com água sanitária na porta para já limpar os pés”, explicou seu Paulo Salem.

A retomada gradativa das atividades econômicas é resultado da política de enfrentamento à pandemia aderida pelo Município. A aplicação das medidas protetivas colocou a capital mato-grossense no grupo de cidades com números de casos confirmados e óbitos por conta do novo Coronavírus abaixo da incidência nacional. Dessa forma, Cuiabá se tornou apta para a aplicação do plano estratégico de reabertura do comércio.

“Esta retomada gradativa do comércio varejista é fruto do comprometimento de todos com o isolamento social desde o início. Apesar disso, não ficamos menos alertas e estamos em constante observação a qualquer alteração no cenário local, pois ainda estamos em meio a uma dura luta. A reabertura gradativa é uma medida que estava prevista no art. 38 do decreto nº 7.868 e visa alinha o desenvolvimento das atividades econômicas com as ações de prevenção ao contágio”, pontuou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.