/
19 de Outubro de 2010 14h17
Novos funcionários efetivos da Sanecap recebem treinamentos de primeiros socorros no trabalho
Mesmo trabalhando constantemente com a prevenção de acidentes, qualquer empresa corre o risco de um funcionário sofrer algum tipo de ferimento. Neste caso é importante que todos os colegas estejam preparados para atendê-lo com os primeiros procedimentos de emergência até que a assistência qualificada chegue. Para tanto, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio do setor de segurança no trabalho vem realizando constantes treinamentos de primeiros socorros no trabalho.
Nesta segunda-feira (18-10) a equipe de segurança e enfermagem do trabalho realizou o treinamento para os 52 novos funcionários efetivos da Sanecap, que vão trabalhar na área operacional.
Os riscos que acontecem com os trabalhadores no ambiente de trabalho são, principalmente, os acidente de trabalho, que podem causar lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou até mesmo a morte.
O engenheiro em segurança do trabalho, Homar Capistrano, e as técnicas em enfermagem do trabalho, Fabiane Martins Mendes e Luciane Aparecida Ferreira, passaram as instruções dos procedimentos que devem ser tomados em caso de desmaios, perda de consciência, fraturas (abertas, fechadas e expostas), hemorragias, convulsão epilética, queimaduras, envenenamento ou intoxicação, parada cardiorrespiratória, entre outras instruções. Os trabalhadores também aprenderam como a fazer respiração boa a boca, massagem cardíaca.
Conforme Fabiane Martins, a pessoa que vai prestar o socorro deve proceder com muita calma. Primeiramente deve chamar o socorro especializado e somente depois começar os primeiros socorros. Segundo o Código Penal, qualquer pessoa que deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima, uma vez que tenha condições de fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento.
Os treinamentos de primeiros socorros no ambiente ocupacional estão de acordo as Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho, que visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.