Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Pessoa com Deficiência

05 de Agosto de 2015 16h07

Novos conselheiros têm o desafio de propor e cobrar melhorias para a pessoa com deficiência

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Tomaram posse nesta quarta-feira (5) os 36 conselheiros indicados para integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Eles terão a missão de assessorar e acompanhar a implementação de políticas de interesse das pessoas portadoras de deficiência em Cuiabá.

Os conselheiros, titulares e suplentes, foram indicados pelas 18 entidades governamentais e civis que integram o conselho, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

No ato da solenidade de posse, o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, destacou a importância da integração do conselho com a secretaria, para garantir a implementação de uma política de garantia de direitos iguais e inclusão social das pessoas com deficiência.  “Gostaria que essa nova composição do conselho desse continuidade ao relacionamento harmonioso que sempre tivemos, pois só assim conseguiremos maximizar os resultados e darmos melhores respostas à sociedade”, disse.

Atualmente, 24% da população da capital possui algum tipo de deficiência e a Assistência Social oferece atendimento, principalmente no Centro Dia e na Residência Inclusiva.  O centro é uma estrutura do município no espaço da Pestalozzi, que oferta serviço especializado de assistência social para atender pessoas com deficiência. Já a residência é uma estrutura no Instituto dos Cegos, que oferta serviço de acolhimento institucional voltado para a proteção social especial.

Esses serviços tem sido primordiais para os avanços na implementação de políticas às pessoas com deficiência, de acordo com o presidente do conselho, Antônio Amaral, que destaca o apoio da Prefeitura de Cuiabá apesar da dificuldade de fazer valer as leis já vigentes.

“Eu gostaria de agradecer o apoio do município por tudo que vem sendo realizado. E agora que temos o apoio da Prefeitura de Cuiabá, gostaria de pedir o apoio da Câmara de Cuiabá com relação à falta de respeito das empresa, já que muitas ainda não cumprem as leis de acessibilidade demais direitos das pessoas com deficiência”, ressaltou.

Segundo ele, diversas empresas ainda não possuem atendimento prioritário e não garantem a acessibilidade, bem como não cumprem a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).  “Nós não precisamos mais criar leis para as pessoas com deficiência. Nós temos que executar essas leis, por isso, peço encarecidamente que se cumpram as leis já vigentes”, afirmou.

Os vereadores Paulo Araujo e Lilo Pinheiro ressaltaram que têm trabalhado para apresentar projetos que garantam uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. Dentre os projetos está a instituição da Semana de Conscientização e reflexão sobre as causas dos autistas, comemorado na primeira semana de abril.

“A maior deficiência que existe é a deficiência moral. É quando a pessoa age com preconceito, cuida apenas de si e esquece o próximo. Por isso, nos colocamos à disposição, pois sozinho ninguém vai a lugar algum”, disse o vereador Lilo Pinheiro.

Além dos conselheiros, tomaram posse o atual presidente do conselho, Antonio Amaral, que foi reconduzido ao cargo, além do vice-presidente, 1º e 2º secretários, que compõem a diretoria do conselho para o biênio 2015/2017.

Participaram da solenidade de posse o procurador de Justiça da Defesa da Cidadania, Edmilson Costa Pereira, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Juarez Albuês, o diretor estadual de Políticas para Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Grassi, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ruth Leite, entre outras autoridades.