Empresa Cuiabana de Saúde Pública / ESPECIAL
18 de Novembro de 2024 15h38
Entregue pela gestão Emanuel Pinheiro, o novo Pronto-Socorro, localizado no HMC, celebra 5 anos como referência em saúde pública no estado
Há exatos cinco anos, a saúde pública de Cuiabá deu um salto de qualidade e humanização com a inauguração da última etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC): o novo e moderno Pronto-Socorro da capital, obra realizada integralmente pela gestão Emanuel Pinheiro. Com a inauguração da urgência e emergência, em 18 de novembro de 2019, o hospital consolidou-se como um marco nos atendimentos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), desempenhando papel essencial em momentos críticos, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Durante a crise sanitária global, o HMC assumiu a responsabilidade de atender todos os pacientes vítimas de acidentes ou com outros problemas de saúde não relacionados à Covid-19, oriundos de Cuiabá e de cidades do interior do estado. Essa decisão foi fundamental para garantir que as unidades de saúde dedicadas ao enfrentamento do coronavírus pudessem concentrar-se exclusivamente no combate à doença.
"O Hospital Municipal de Cuiabá vai além de ser um marco para nossa capital; ele é uma referência em saúde para todo o estado, que enfrenta grandes desafios na assistência médica. Sob a gestão da Prefeitura de Cuiabá, o HMC segue salvando vidas e oferecendo atendimento de qualidade. Durante a pandemia, demonstrou sua força ao servir como uma base sólida para a saúde da nossa população e, atualmente, continua exercendo com excelência seu papel como o maior hospital do estado", destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Desde a abertura de sua estrutura física, em dezembro de 2018, o HMC tem sido reconhecido por sua grandiosidade. Em fevereiro de 2018, o hospital iniciou suas operações com a abertura do ambulatório de especialidades médicas. Em abril do mesmo ano, foram inauguradas as primeiras enfermarias. Já em maio, novos leitos de enfermaria entraram em funcionamento, juntamente com a abertura de um centro de exames de imagem. Em julho e agosto, os primeiros 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) começaram a operar. A última etapa foi marcada pela abertura do Pronto-Socorro e dos últimos 20 leitos de UTI. Com essa inauguração, o HMC tornou-se o maior hospital do estado, com 315 leitos, distribuídos entre adulto masculino, feminino e pediátrico, 60 UTIs, 38 leitos de emergência, 20 do CTQ, 13 de recuperação pós-anestésica e 6 salas de cirurgia. Atualmente, o HMC conta também com 6 UTIs pediátricas.
A construção do HMC foi viabilizada por um investimento federal de R$ 100 milhões, obtidos por meio do programa Chave de Ouro, lançado pelo Governo Federal em 2018. O ex-presidente Michel Temer foi peça-chave para a conclusão desse projeto.
Hoje, o hospital segue atendendo milhares de pacientes por mês, reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população. “Ao completar cinco anos de funcionamento total, o HMC celebra sua trajetória de excelência e prepara-se para continuar sendo uma referência na área da saúde para as próximas gerações”, finalizou o prefeito.