Notícias

/

13 de Junho de 2011 16h43

Novo Congresso do CRRA deve ocorrer no 2º semestre

Andréia Coutinho, Maurílio Mederix e Uiara Ribeiro

Um novo congresso será realizado no segundo semestre deste ano pelo Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA). O anúncio foi feito pela coordenação do projeto durante reunião de planejamento realizada no último sábado (11.06) no Departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  

A Coordenadora Geral do CRRA, Neli Assunção, apresentou o terceiro Relatório de Monitoramento e Prestação de Contas do CRRA, já aprovado pela Petrobrás - financiadora do projeto. Segundo a coordenadora, as principais metas estão sendo cumpridas. 

Assunção disse que a equipe aguarda a conclusão das obras de construção do laboratório de análises químicas e microbiológicas para iniciar atividades no local.  

Haverá ainda a elaboração de novas remessas de materiais didáticos voltados para a divulgação das tecnologias de reuso e aproveitamento da água de chuva e processos de compostagem, técnica para obtenção de adubo. 

Conforme a coordenadora, o projeto caminha para um encerramento de forma positiva. “Os moradores dos bairros CPA II, III, IV e Novo Paraíso, estão sendo beneficiados com a recuperação das margens dos córregos Caju e Gumitá, melhoria da qualidade do esgoto da ETE CPA III e com a reversão de processos de degradação da área, além das atividades voltadas para a educação ambiental, desenvolvidas pelo CRRA”, avalia.  

Segundo a Gerente da Divisão de Saneamento Ambiental da Sanecap, engenheira Ildisneya Velasco Dambros, a atuação de forma integrada é um diferencial nas ações do CRRA. “Uma vez delimitada a atribuição de cada instituição, é possível ampliar as ações de forma pró-ativa e compartilhada”.  

Cultura e meio ambiente 

Para a Coordenadora Executiva do CRRA, professora Eliane Beatriz Nunes Rondon, o comprometimento da comunidade com esse tipo de projeto envolve um contexto amplo, que ultrapassa a resolução de demandas práticas. “Existe uma questão filosófica e cultural que envolve nossa relação com a água e o meio ambiente”. 

O projeto do CRRA é patrocinado pela Petrobrás desde 2009, conta com a parceria da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio do Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é reunir e direcionar as atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos “Amigos da Lagoa”, minimizando os impactos nos rios e córregos e promovendo a sensibilização e mobilização da comunidade do entorno da Estação de Tratamento de Água – ETE “Lagoa Encantada”.