/
13 de Junho de 2011 16h43
Novo Congresso do CRRA deve ocorrer no 2º semestre
Um novo congresso será realizado no segundo semestre deste ano pelo Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA). O anúncio foi feito pela coordenação do projeto durante reunião de planejamento realizada no último sábado (11.06) no Departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A Coordenadora Geral do CRRA, Neli Assunção, apresentou o terceiro Relatório de Monitoramento e Prestação de Contas do CRRA, já aprovado pela Petrobrás - financiadora do projeto. Segundo a coordenadora, as principais metas estão sendo cumpridas.
Assunção disse que a equipe aguarda a conclusão das obras de construção do laboratório de análises químicas e microbiológicas para iniciar atividades no local.
Haverá ainda a elaboração de novas remessas de materiais didáticos voltados para a divulgação das tecnologias de reuso e aproveitamento da água de chuva e processos de compostagem, técnica para obtenção de adubo.
Conforme a coordenadora, o projeto caminha para um encerramento de forma positiva. “Os moradores dos bairros CPA II, III, IV e Novo Paraíso, estão sendo beneficiados com a recuperação das margens dos córregos Caju e Gumitá, melhoria da qualidade do esgoto da ETE CPA III e com a reversão de processos de degradação da área, além das atividades voltadas para a educação ambiental, desenvolvidas pelo CRRA”, avalia.
Segundo a Gerente da Divisão de Saneamento Ambiental da Sanecap, engenheira Ildisneya Velasco Dambros, a atuação de forma integrada é um diferencial nas ações do CRRA. “Uma vez delimitada a atribuição de cada instituição, é possível ampliar as ações de forma pró-ativa e compartilhada”.
Cultura e meio ambiente
Para a Coordenadora Executiva do CRRA, professora Eliane Beatriz Nunes Rondon, o comprometimento da comunidade com esse tipo de projeto envolve um contexto amplo, que ultrapassa a resolução de demandas práticas. “Existe uma questão filosófica e cultural que envolve nossa relação com a água e o meio ambiente”.
O projeto do CRRA é patrocinado pela Petrobrás desde 2009, conta com a parceria da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio do Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é reunir e direcionar as atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos “Amigos da Lagoa”, minimizando os impactos nos rios e córregos e promovendo a sensibilização e mobilização da comunidade do entorno da Estação de Tratamento de Água – ETE “Lagoa Encantada”.