Notícias

/

26 de Dezembro de 2023 08h20

Nova tecnologia de tapa buraco permitirá trabalho da Secretaria de Obras no período chuvoso

LÁZARO THOR

Luiz Alves

Arquivo

Encerra nesta quarta-feira (27) o cadastramento de propostas no Pregão Eletrônico 041/2023, que visa a contratação de massa asfáltica ensacada, uma nova tecnologia de tapa buraco que permitirá a realização de tarefas de correção da malha viária de Cuiabá mesmo em período chuvoso. 

O prazo para enviar propostas começou no dia 13 de dezembro. Na quarta-feira, será realizada a abertura dos lances do pregão, com a declaração da empresa vencedora. O pregão prevê a contratação da quantia diária de massa asfáltica ensacada necessária à realização do serviço de forma contínua.

“A gente espera que todas as empresas participem para que a gente tenha bastante competição e também para que a gente possa trazer essa nova tecnologia que será um instrumento importante para que a gente proceda o recapeamento do município de Cuiabá”, afirmou o secretário de obras e vice-prefeito José Roberto Stopa.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, cerca de 70% da malha viária da capital mato-grossense é asfaltada. O tráfego pesado de veículos do dia a dia e o desgaste natural sofrido pela ação do tempo acabam danificando o asfalto. 

Atualmente, o produto usado pela Secretaria de Obras é emulsão asfáltica CBUQ a quente, o que não é recomendado para aplicação no período chuvoso. A massa asfáltica ensacada para aplicação a frio, pode ser aplicada na presença de água e em dias de chuva, sem perda de consistência e aderência ao pavimento antigo, dispensando qualquer tipo de pintura de ligação. 

O produto tem a vantagem do baixo custo  e da simplicidade e rapidez da aplicação, pode ser estocado por até 24 meses e a liberação do trânsito imediata, sem a necessidade de aguardar a cura do material. Além disso, a massa asfáltica ensacada pode ser aplicada em dias de chuva, sem ocorrer a perda de qualidade.

 

Colaborou José Ferreira