Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Conselho Tutelar

07 de Abril de 2016 17h48

Nova sede do conselho garante melhor atendimento às crianças e adolescentes

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A nova sede do 1º Conselho Tutelar e o Conselho do Plantão em Cuiabá já está funcionando em novo espaço: mais amplo, arejado e com melhor estrutura para atender as crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e vítimas de violência da capital.

A inauguração da nova sede, que funciona na Casa dos Conselhos, aconteceu nesta quinta-feira (07) e integra a programação em comemoração ao aniversário de 297 anos da capital, celebrado no dia 8 de abril.

O 1° Conselho funcionava no mesmo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro, no bairro do Porto. Já o Conselho do Plantão funcionava provisoriamente, desde janeiro, na Casa dos Conselhos e agora passa a ter um espaço efetivo.

O novo espaço oferece salas de atendimento individual, administrativo, salas dos conselheiros, refeitório, quatro banheiros, além do Conselho do Plantão que funciona das 18h às 8h  e possui camas e berços para atender os casos em que a criança é retirada do seu lar, mas ainda não foi determinada sua internação em casas-lares pela Justiça.  O investimento para execução da obra, realizada pela Construtora Avance desde janeiro deste ano, foi de R$ 78 mil.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a implantação desse novo espaço foi necessária para melhorar a estrutura de atendimento às crianças, bem como garantir um melhor ambiente de trabalho aos próprios conselheiros. 

“A mudança foi feita para atender melhor a população que necessita de cuidados com relação aos direitos das crianças e adolescentes. É a melhor unidade que temos hoje em Cuiabá. Desde o início da gestão, o prefeito Mauro Mendes determinou que pudéssemos sempre dotar nossos conselhos de melhores condições e, como pode ser visto, estamos fazendo isso de maneira sistêmica na Assistência Social”, destacou.

Cuiabá possui 30 conselheiros tutelares que atuam nos conselhos tutelares nos bairros Centro, Planalto, CPA, Coxipó, Cidade Alta e Pedra 90. Todas as unidades foram reformadas ou mudaram de local para prédios em melhores condições, desde o início da gestão atual. “Sempre buscamos dar melhores condições para todos exercerem bem suas atividades e atender melhor a todos os nossos usuários da Assistência”, afirmou.

Para o coordenador do 1° Conselho Tutelar, Edézio da Silva, a nova sede é a realização de um sonho, especialmente pela grande demanda de atendimento que possui. O conselho atende a 54 bairros da região do Centro e conta com cinco conselheiros tutelares.  Somente no ano passado, 4.557 atendimentos foram realizados.

“Vai melhorar o atendimento, com  certeza. A estrutura lá era muito defasada, havia escadas, apenas um banheiro, era complicado. Hoje dispomos de mais salas, um espaço maior e poderemos oferecer não só um melhor atendimento, como também dar maior segurança às crianças e adolescentes, fora a localização privilegiada, que é no centro da cidade”, ressaltou.

Além do 1º Conselho Tutelar e Conselho do Plantão, a Casa dos Conselhos oferece diversos outros serviços, como o acesso ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que dá direito a 18 programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social e o Bolsa Família.

No local existe ainda os Conselhos de Direitos e de Política, como os de Direito da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Atenção de Diversidade Sexual, da Igualdade Racial, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social.

A Casa dos Conselhos está localizada na Avenida Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino. “Aqui o usuário da Assistência Social chega e consegue resolver toda e qualquer situação que se encontrar. Graças a muito empenho, conseguimos, neste espaço, concentrar grande parte da nossa oferta de serviços da rede sócio-assistencial”, finalizou o secretário José Rodrigues.

Também participaram da inauguração o controlador-geral do Município, Wesley Bucco, o ouvidor-geral Jairo Rocha, a coordenadora do programa Bolsa Família, Regiane Assis, o coordenador da Casa dos Conselhos, Cleudiney Arruda, o presidente do Conselho de Direito da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei, o presidente do Conselho de Atenção de Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda e o engenheiro responsável pelas obras, Rui Santos.