Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / MISSAO CUMPRIDA

21 de Março de 2024 09h43

Nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social toma posse para o Biênio 2024/2026

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

A cerimônia de posse da nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS, para o biênio 2024/2026 realizada na manhã desta quarta-feira (20), no auditório do Centro de Formação da Escola Cuiabana foi marcada por um clima de gratidão e comprometimento com a sensação de dever cumprido. O ato foi conduzido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social.

A atual presidente do Conselho, Joyce dos Santos, servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, expressou sua gratidão pela oportunidade de liderar a entidade. “Fiquei de 2021 até agora, março de 2024 frente a presidência do Conselho. Conselho esse que tem como principal prerrogativa acompanhar, fiscalizar, como também orientar a gestão na defesa e garantia da proteção social daqueles que mais precisam. Estivemos ao lado da gestão realizando um trabalho muito árduo ao longo desse biênio para que a população pudesse ser atendida da melhor forma possível, defendemos a cidadania e democracia. Acredito que nós tivemos êxito no trabalho do controle social e também a gestão da SADHPD, o CMAS recebeu premiações no Estado e na União.” declarou Joyce.

Ela detalhou ainda sobre o processo de escolha dos membros, destacando a eleição realizada pela Sociedade Civil no final de novembro. "Os membros eleitos são trabalhadores, usuários e instituições da assistência social, sendo dois representantes de cada segmento. Os membros governamentais, por sua vez, são indicados pelos secretários das pastas pertinentes", explicou Santos.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência da capital, Hellen Ferreira também expressou sua gratidão pelo empenho dos membros do Conselho. Ela ressaltou a importância do trabalho das entidades sem fins lucrativos na implementação de políticas públicas efetivas para a população em situação de vulnerabilidade social. “Para nós é motivo de muito orgulho termos conseguido chegar até esse momento. Para todos que estiveram conosco durante o percurso, viram quanto a gente avançou enquanto coletivo, enquanto política pública, enquanto colegiado, enquanto conselho e controle social. Acredito que, muito mais que o resultado que nós estamos entregando para a população, representamos esse laço de construção de respeito que se construiu entre governamental, não governamental, instituições, trabalhadores, coletivos, todos nós”, afiançou a secretária.

Durante a cerimônia de posse, representantes dos diferentes segmentos do governo e sociedade civil organizada foram homenageados com moções de aplausos pelos serviços relevantes prestados à política do sistema de assistência social.

Fechando o evento, Ferreira reforçou o compromisso dos novos membros com a política de assistência social e a população mais vulnerável da capital. “Quero aqui registrar meu agradecimento a todos os conselheiros de assistência social, que fizeram um brilhante trabalho e já de antemão recepcionar os novos membros e dizer que ainda temos muito o que fazer. O nosso muito obrigado. "Estaremos abertos a ouvir as demandas da população, visando construir políticas cada vez mais efetivas", concluiu a secretária.

Logo após a posse, os membros elegeram a nova diretoria, com representante da sociedade civil ocupando a presidência e o vice-presidente, sendo um representante de governo. Para esse novo mandato foram eleitos como presidente Ruth Leite da Silva, titular da Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Mato Grosso e vice presidente André Luís de Morais e Silva, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

A cerimônia contou com a presença do secretário adjunto de Governo Edilson, da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  Imar Queiroz, servidores e representantes de entidades e sociedade civil organizada.