Educação / Dia dos professor
15 de Outubro de 2015 17h49
No Dia do Professor, Gilberto Figueiredo fala dos avanços conquistados na educação
Na data em se comemora o Dia do Professor (15 de outubro), o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, fez um balanço e falou dos avanços conquistados na rede municipal de educação nos últimos dois anos e dez meses.
Segundo o secretário, a rede municipal conquistou muitos pontos positivos nesse período e que devem ser comemorados. “É claro que não chegamos ao ideal do que queremos para a educação de Cuiabá. Mas estou certo que com esse time de profissionais dedicados e empenhados chegaremos ao que pretendemos num futuro bem próximo”, disse o secretário.
Entre os pontos positivos destacados pelo secretário está o reajuste salarial, que desde 2013 foi de 34,58%, entre reposição das perdas inflacionárias e ganho real, sendo 22,34% de reposição e mais 14,54% de ganho real. Somente este ano a Prefeitura concedeu reajuste de 11,61% aos profissionais do município.
Outro avanço reconhecido pelo secretário Gilberto Figueiredo foi a concessão de licenças-prêmio aos profissionais da educação. De 2013 até agora foram concedidas 2.332 licenças-prêmio. “Esse total supera todas as licenças concedidas nos últimos oito anos”, informa o secretário.
A realização do maior concurso público para a Educação também está entre as conquistas da rede municipal. O concurso está em andamento e oferece 3.394 vagas para vários cargos, incluindo para professores.
Cm a realização do concurso, segundo o secretário, será possível investir maciçamente na formação continuada dos profissionais. “Hoje, pelo menos 40% do total de profissionais da rede são contratados e queremos reduzir esse percentual para garantir a melhoria na qualidade do ensino”.
A prefeitura também desenvolve o maior programa de modernização da infraestrutura da rede municipal de ensino e já entregou 15 unidades novas ou revitalizadas, entre escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Outras 37 unidades estão com obras em andamento.
A nova Lei de Gestão Democrática, reformulada com critérios definidos para o processo de eleição dos gestores, e a aprovação do Plano Municipal de Educação, que traz metas desafiadoras para o município, também estão entre as ações que devem ser comemoradas.
São metas do Plano Municipal de Educação o atendimento a 100% das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola até o final de 2016 e o atendimento de 50% das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, na creche, até 2024.
Entre as ações realizadas para alcançar essas metas estão as construção de 22 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), cada um com capacidade para atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade. Seis unidades já foram entregues por essa gestão. Outras 12 devem ser entregues até o final de 2016.
Atualmente, a rede municipal atende 8.636 alunos de 0 a 3 anos (na creche), 10.555 de 4 e 5 anos (pré-escola), 29.043 no ensino fundamental e 1.683 alunos na educação de jovens e adultos (EJA). Esses alunos estão distribuídos nas 157 unidades de ensino, sendo 51 creches, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 89 escolas de ensino fundamental, além de oito bibliotecas comunitárias.
Para atender essa demanda, a rede municipal conta com 8.700 profissionais, sendo que desse total 3,3 mil são professores.
Entre outras metas do município, está a elevação da média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais. Em 2013 a média foi de 5,1 para os anos iniciais e de 4,2 para os anos finais e a meta é aumentar, até 2020, a média dos anos inicias para 7,0 e 6,5 nos anos finais.
“Todas essas ações e vários outras se dão em respeito aos profissionais da educação, pois sabemos que mesmo com as adversidades e dificuldades encontradas eles têm se dedicado diuturnamente para que, num futuro muito breve, o município conquiste melhorias significativas na qualidade do ensino de Cuiabá”.