Saúde / VALORIZAÇÃO FEMININA
08 de Março de 2024 17h02
No dia das mulheres, descanso e relaxamento: servidoras do Hospital São Benedito recebem massagem e aprendem sobre autocuidado
A direção do Hospital Municipal São Benedito realizou ao longo da semana diversas tividades com servidoras e mulheres que acompanham pacientes dentro da unidade de saúde. Nesta sexta-feira (8), Dia da Mulher, a ação foi finalizada com um café da tarde, em que as servidoras receberam serviços de massagem e relaxamento. Ao todo, 130 mulheres que trabalham no Hospital Municipal São Benedito foram beneficiadas ao longo da semana.
A enfermeira Deluse Karina foi uma das que participaram do momento tranquilizador no meio da rotina. Para ela, o evento foi um momento de relaxar e de descontrair no meio do cotidiano de muito trabalho no hospital.
"Muitas vezes por conta do trabalho a gente não tem tempo de fazer algo como isso", afirmou. "Ter um momento de bem-estar assim é o ideal, às vezes o enfermeiro sai daqui e vai para outro hospital, então é bem válido ter esse momento para todo mundo aproveitar", completou.
Segundo Maria de Lourdes Wollinger Souza, Gestora do Hospital São Benedito, a ação é uma medida que foi pensada para valorizar todas aquelas que trabalham diariamente pelo bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Nós resolvemos reunir, fazer um café da tarde para as mulheres que trabalham e para aquelas que acompanham pacientes no hospital, trouxemos uma equipe para fazer massagem e ajudar na redução da dor e do estresse", afirmou a gestora. "As mulheres é que tocam o Hospital São Benedito, somos nós que tocamos, a ala feminina é muito maior, então a gente precisa comemorar e descansar", completou.
Segundo Khassyane Farias, coordenadora do Núcleo de Qualidade da unidade de saúde, foram realizadas palestras com uma fisioterapeuta pélvica para dar orientações sobre disfunção sexual. Além disso, também foi realizada palestra sobre violência contra a mulher, com conscientização das servidoras em relação aos sinais de um relacionamento abusivo.
As servidoras também receberam, ao longo da semana, treinamento sobre prevenção de colo do útero, em razão da campanha do Março Lilás. Para complementar, o local recebeu o espaço de beleza, onde as servidoras fizeram maquiagem e limpeza de pele.
"Muitas vezes as mulheres que trabalham aqui não conseguem se ver, conversar, vivenciar o local, então esse é o momento em que todas se juntam, durante toda essa semana teve algo de especial para todas as mulheres, em todo dia teve algum evento", afirmou Khassyane.