Notícias

Cultura, Esporte e Lazer / FESTIVIDADE DE NATAL

19 de Dezembro de 2022 11h19

‘Natal Luz’ atrai 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento na Praça Oito de Abril

CRISTIANE GUERREIRO

Davi Valle

Arquivo

O evento “Natal Luz”, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, atraiu 20 mil pessoas entre os dias 15 a 18 de dezembro, na Praça Oito de Abril. Uma iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro, que contou com iluminação, árvores de natal, Papai Noel, presépio e enfeites natalinos, além de apresentações culturais, feira de artesanato e área gastronômica.

A estrutura montada na Praça Oito de Abril, atraiu a vendedora Gisele Prado e o esposo, moradores do bairro Dr. Fábio Leite 2, para o evento. “Estamos gostando muito, pois a praça está bonita, bem iluminada e organizada. Um casal de amigos veio no primeiro dia, e disse que o evento estava bom, o que reforçou a nossa vinda para cá”, relatou.

Para o engenheiro Francisco Carlos, do bairro Duque de Caxias, que prestigiou a abertura e o encerramento do ‘Natal Luz”, com a neta de 8 anos, o ambiente está ótimo e bem familiar. “Trouxe minha neta para tirar foto com o Papai Noel. Acho importante participar deste momento com ela. As apresentações de natal foram bem cativantes, a organização está de parabéns”, comentou. 

Segundo Elisandra Leite, que atua como feirante há três anos, o ‘Natal Luz’ é mais um evento da Prefeitura de Cuiabá que dá a oportunidade para os feirantes trabalharem. “Sempre participo dos eventos e esse, especificamente, estou trabalhando com uma equipe de quatro pessoas desde a primeira noite, com a venda de sarapatel. Agradeço muito por esse espaço oferecido a nós feirantes”, destacou. 

O feirante Zeca Nogueira, da Kombolosa boleria, destacou o bom público durante as quatro noites do evento. “O fluxo está bacana, e foi a oportunidade de encontrar novos clientes que não conheciam nosso produto. Acho muito válido participar desses eventos, esse já é o terceiro que eu participo”, disse. 

Conforme a feirante Regina Andrade, ela vendeu mais de cem refeições por noite no evento. “As pessoas estão vindo e consumindo. Estou feliz, pois é uma renda extra. Minha equipe é de quatro pessoas na produção e duas nas vendas”, ressaltou a feirante, que trabalhou com as vendas de comidas típicas Maria Isabel, farofa de banana e feijão empamonado.

No encerramento do evento, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou o sucesso e o grande público presente no ‘Natal Luz’.

“Foi uma ideia da primeira-dama, Márcia Pinheiro, para que as famílias pudessem se encantar com a Vila de Luz e se contagiar com o espírito do natal. A presença das pessoas neste evento simboliza um novo tempo pós pandemia, que reafirma a cultura, lazer e gastronomia da população cuiabana”, destacou.

O secretário enfatizou, que a Praça Oito de Abril foi inspirada nas decorações das grandes metrópoles, com lâmpadas de led adquiridas para ornamentar o local. 

“Preparamos uma grande estrutura para receber as famílias cuiabanas e turistas. Foram quatro noites de entretenimento para crianças e adultos, com 28 barracas para comercialização de alimentos, o que fortalece a economia e apresenta a nossa gastronomia para as pessoas”, concluiu.

Durante as quatro noites, as apresentações culturais iniciaram com entretenimento do público infantil. No encerramento, a abertura foi com o coral Pequena Luz e Tia Hanna, na sequência atingiu o público adulto com o samba Cuiabanissima, forró Azambumba e Roberto Lucialdo. 

O vendedor, Diego Campos, 43 anos, acompanhou as apresentações artísticas. “O recital das crianças foi um espetáculo, achei maravilhoso. A praça está muito linda, e o local está tranquilo para ficar até o final da festa”, disse.

A professora aposentada, Maria José, acompanhou o evento com o filho. “Gostamos das apresentações, está bem animada, e tem bastante variedades de comidas. Valeu a pena prestigiar o evento”, comentou.

Com entrada gratuita, o ‘Natal Luz’ teve duração de seis horas durante as quatro noites. A programação festiva encerrou-se no domingo (18), mas a decoração natalina segue todas as noites à disposição para visitação da população, na Praça Oito de Abril.