Notícias

/ INCLUSÃO SOCIAL

25 de Março de 2021 11h37

(NÂO LIBERAR) Incluiabá inicia com capacitação voltada aos trabalhadores selecionados nessa 1ª etapa

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Teve início nesta sexta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, o curso de capacitação para preparação dos trabalhadores selecionados pelo projeto de autoria do prefeito Emanuel Pinheiro “Incluiabá - Inclusão, respeito e oportunidade para todos”.

O primeiro dia foi marcado pela apresentação e sobre as formas de organização do trabalho que foram repassadas pela Empresa Bem Estar, sendo essa a responsável pela prestação dos serviços. As palestras foram ministradas pelo proprietário, Paulo Victor Guimarães e a gerente de Recursos Humanos, Diane Brito Torres.

Para a próxima segunda-feira (29) o tema trabalhado será Sociabilidade no Trabalho com a palestrante Daina Lima, economista, técnica em Turismo e MBA em gestão empresarial pela FGV.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados que estão sendo alcançados com o projeto desde o início. Relatos das servidores que entraram em contato com as pessoas selecionadas conta que a emoção tomou conta quando receberam a notícia. Essa iniciativa do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, demonstra a preocupação da gestão que tem como marca a humanização, principalmente com as pessoas que direta ou indiretamente são excluídas da sociedade. O preconceito é latente”, disse a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca.

Nesse primeiro momento, explica Cristiany, foram selecionados 16 pessoas que fazem parte dos grupos sociais como imigrantes, pessoas com algum tipo de deficiência, negros, indígenas e transexuais.

“Essa foi a primeira seleção, no entanto, as entrevistas continuam pois a ideia do projeto é abrigar esses profissionais em todos os setores da prefeitura bem como das demais secretarias que ficam fora da sede, no Palácio Alencastro”, esclareceu a secretária. Pretendemos ampliar para que possamos proporcionar essa oportunidade de emprego ao maior número de pessoas pertencentes a esses grupos sociais”, contou.

A iniciativa servirá de modelo para outros estados, sendo pioneiro em todo o Brasil.  A ideia da Prefeitura de Cuiabá é oportunizar o acesso ao mercado de trabalho de pessoas pertencentes a grupos sociais que, de alguma maneira, são excluídas por questões relativas à classe social, gênero, origem étnica ou algum tipo de deficiência.

“Essas pessoas foram selecionadas para essa primeira fase, com previsão de iniciar os trabalhos já na primeira semana do mês de abril”, concluiu.

O curso seguirá até o dia 1º de abril, sempre no período matutino, com temas voltados para atendimento ao público, gestão pública, técnicas administrativas, regimentos, dentre outros.