Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Ação concentrada

23 de Janeiro de 2016 13h10

Mutirão de limpeza atende moradores da região Sul

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Mutirão da Limpeza da Prefeitura de Cuiabá percorreu, neste sábado (23), os bairros Getúlio Vargas, Santa Terezinha e Residencial Coxipó, da Regional Sul, trazendo melhorias para as comunidades locais. Ao longo desta manhã, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras estiveram na região realizando podas, limpeza de terrenos e áreas verdes, manutenção dos postes de luz, serviços de tapa-buraco e coleta de materiais de qualquer natureza descartados pelos moradores."O mutirão é um trabalho extensivo, contínuo e é de suma importância para toda a população, pois contempla todos os bairros. Percorremos semanalmente a cidade a fim de solucionar algumas questões que encontramos nas ruas, como excesso de lixo em vias públicas, possíveis criadoruos do Aedes Aegypti e descarte irregular de bens duráveis. Aproveitamos a oportunidade para também orientar os moradores da região beneficiada, salientando o papel que cada um tem para que a Capital permaneça sempre limpa e organizada", contou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Desta vez, os esforços das equipes foram especialmente direcionados para limpar minuciosamente áreas verdes e terrenos, inclusive sete equipamentos públicos, entre postos de saúde e creches, a fim de eliminar possíveis focos de dengue. Segundo o coordenador de Equipe de Limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Joaquim Pereira dos Santos, um pente fino foi passado por todos os bairros contemplados nesta ocasião.

"Percebemos que mesmo com a coleta de lixo regular nos bairros da Regional Sul encontramos facilmente garrafas plásticas e pneus jogados em terrenos e áreas verdes, acumulando água. E durante essa época do ano é necessário mantermos uma atenção rigorosa, pois qualquer recipiente descartado irregularmente pode se transformar em um problema gravíssimo", afirmou.

Para facilitar o descarte de bens duráveis e dar o direcionamento adequado a este material, a Prefeitura disponibilizou também três pontos de coleta de lixo, dispostos em locais estratégicos, que são: o fundo da Escola Estadual Paciana Torres de Santana, o Centro Comunitário do Residencial Coxipó e a Rua 35 do bairro Getúlio Vargas.

"A população pode levar aquilo que já não é mais últil em seus lares, desde sofás, colchões, eletrodomésticos e outros produtos do gênero, para que possamos dar o destino correto para esse lixo. Os moradores poderão depositar esses materiais até segunda-feira (25), último dia que faremos a coleta", falou Stopa.

Para os moradores, o mutirão é sempre algo esperado e um sinal de comprometimento desta gestão com a população, conforme contou Sidney de souza, residente do Residencial Coxipó há 31 anos. "Sabemos das dificuldades que o prefeito Mauro Mendes enfrenta como gestor, mas somos gratos pelo empenho em manter nosso bairro limpo e organizado sempre", disse.

Segundo o prefeito em exercício, Haroldo Kuzai, esta ação "não apenas melhora o aspecto visual dos bairros, como garante melhor qualidade de vida para os moradores", falou. Força Tarefa

O Mutirão da Limpeza vai estender suas atividades de forma ainda mais abrangente no próximo sábado, 30, no bairro Dom Aquino. De acordo com o secretário José Stopa, a região necessita de uma força tarefa para combater os inúmeros bolsões de lixo que se formam constantemente pelo descarte irregular de lixo. A iniciativa deve contar com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e agentes comunitários da pasta de Saúde.

"Temos uma situação crítica ali no Dom Aquino e precisamos agir drasticamente, limpando os pontos necessários e orientando os moradores em relação ao risco que eles se expõem ao agirem dessa forma", concluiu Stopa.