Notícias

Saúde / PARCERIA

01 de Junho de 2017 11h21

Mutirão da saúde realiza cerca de 200 atendimentos

Hugo Fernandes

Cerca de 200 pacientes já foram atendidos até esta quarta-feira (31), considerado o dia D do ‘2º Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)’. A ação segue até o próximo sábado (03) e é realizada por meio de parceria entre da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). O objetivo é diminuir a demanda reprimida por consultas e exames na Capital.

Tendo como principal meta a humanização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, destacou a importância da realização de ações conjuntas para amenizar a dor e o sofrimento de pacientes que aguardam há meses por uma consulta ou exame. “Para se ter uma idéia, a fila de exames de ortopedia, especialidade mais demandada, é de mais de 22 mil solicitações. Essas filas precisam andar mais rápido; por isso a importância desses mutirões”, apontou.

A ação está sendo realizada simultaneamente em outros 38 hospitais universitários de todo o país, filiados a estatal do Ministério da Educação (Mec). Mais de 3,7 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros e profissionais da área assistencial e administrativa estão envolvidos.  “O agendamento de tantos pacientes nesta semana só foi possível através da parceira com a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá”, destaca a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUJM, Juscileide Barbosa Morgan.

A escolha dos procedimentos foi feita baseada na capacidade do Hospital e a necessidade da Central de Regulação da SMS com relação à demanda do SUS. “O mutirão não zera a fila, mas traz um alívio para a população que aguarda há mais tempo pelos procedimentos”, explica o superintendente do Hospital, professor Hildevaldo Monteiro Fortes. (Com informações da assessoria de imprensa do HUJM).