Notícias

Mobilidade Urbana / Cartilha de Mobilidade

25 de Agosto de 2015 12h29

Musica e aeróbica marcam encerramento de campanha de orientação aos idosos

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta terça- feira (25) o ciclo de divulgação da ‘Cartilha de Mobilidade para Melhor Idade’. O encerramento ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), Maria Ignês França Auad, no CPA III.

A medida é resultado de uma parceria com o Conselho Estadual do Idoso e visa reforçar as ações de Educação no Trânsito.

“Com o aumento da expectativa de vida temos que cada vez mais inserir os idosos em políticas públicas, que atendam as necessidade e a cartilha vem ao encontro desta proposta, contemplando o direito da pessoa idosa, além da busca por um trânsito mais seguro”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana(Semob), Thiago França.

O material também foi entregue nos Centros de Convivência Padre Firmo (Porto), João Guerreiro (Altos do Coxipó) e Aidêe Pereira (Novo Horizonte). Nas unidades foram entregues mais de três mil exemplares contendo informações sobre dicas de prevenção contra quedas e acidentes de rua, direito às vagas reservadas de estacionamento, transporte seguro, significado das placas de sinalização, solicitação e apresentação da credencial que garante a gratuidade nos estacionamentos.

“Quero parabenizar os servidores envolvidos e que se empenharam em desenvolver este trabalho. Esta parceria nos permite dispor aos idosos cuidados necessários em todas as áreas, reforçando que eles muitas vezes são pedestres, passageiros ou motoristas”, ressaltou José Rodrigues Rocha Júnior, secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência Maria Ignês, Lucijane Bernardes, a cartilha é de grande importância, pois pode ser utilizada inclusive para orientar as pessoas da família.

“Mesmo com o instituto, nem todas as pessoas da melhor idade conhecem seus direitos e esta é uma oportunidade para trabalhar o assunto dentro de casa, mostrando para a família e compartilhando as informações em todos os ambientes”. No local são atendidos 460 idosos.

Aeróbica e música

Durante o lançamento, os frequentadores participaram de uma aula de aeróbica e assistiram a apresentações musicais do grupo de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Pedra 90 e Nova Esperança.

No Centro de Convivência também foram confeccionados e entregues cartões de transporte coletivo do idoso e de estacionamento com gratuidade. “Temos limitações por conta da idade, mas fazemos questão de acompanhar e aproveitar cada segundo. O conhecimento nunca é demais e é algo que ninguém nos tira”, afirmou a frequentadora da unidade, Antônia dos Santos, 71 anos.

Para o presidente da Comissão de Direitos do Idoso (CDI), Isandir Oliveira de Rezende,é necessário unir forças para que todas as demandas sejam atendidas, porém as mudanças começam a partir do momento em que a pessoa toma iniciativa.

“Precisamos ouvi-los mais, para que sejam ajudados e a lei seja colocada em prática. No entanto, é dever de todos respeitá-los e fazer de tudo para que tenham qualidade de vida”, finalizou.

Também prestigiaram o evento a secretária-adjunta de Mobilidade, Anna Regina Feuerharmel; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), Jerônimo Luís Barbosa;o conselheiro da Coordenadoria de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz “Tamba”;diretores e coordenadores da Semob e os vereadores Leonardo Oliveira e Lilo Pinheiro.