Cultura, Esporte e Lazer /
04 de Novembro de 2010 15h00
Museu da Caixa d'Água Velha sedia exposição de pintura "Frases e Reflexões"
Começa às 19:00 hs de hoje (04/11), no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha a mostra de pintura “Frases e Reflexões”, do artista plástico Sebastião Cunha. Com técnica variada, utilizando como base o papel cartão com cores do óleo, acrílico, o guache e as colagens, a exposição conta com 20 telas, que segundo Sebastião pretende suscitar uma reflexão nas pessoas.
A temática representa uma reflexão sobre o contexto social e a realidade do cotidiano. O artista relata que a exposição divulga, por meio de obras que tratam da temática universal (filosófica, política, social, religiosa), o mundo contemporâneo. A mostra “Frases e Reflexões” fica em exposição até o dia 28 de novembro.
As obras possuem frases e fazem um trocadilho com o tema proposto. Há 26 anos, Cunha trabalha com a pintura. Ele destaca que suas telas trazem temas de relevância para a sociedade. “Esta exposição nos remete a uma meditação sobre o mundo atual com as suas contradições sociais que tanto afetam a humanidade”, ressalta. Sebastião Cunha diz que sua arte é considerada pop art, expressionista e surreal. Seus quadros trazem seres em determinados momentos da vida, como por exemplo, o desemprego.
Cunha destaca que o aumento do desemprego em todo o País é evidente, e que essas questões sociais são sua inspiração. “Gosto de fatos que chamam a atenção, coisas que estão acontecendo em nosso cotidiano. Seja em Cuiabá, seja
Nas telas, os seres não possuem rostos, geralmente não tem cabeça, ou no lugar da face é tudo branco, dando um ar surreal e expressionista à arte. “Frases e Reflexões” é um trabalho lançado por Sebastião Cunha em 2005, e já esteve em exposição em outros pontos culturais.
O artista, que já recebeu vários prêmios em MT, afirmou que pretende levar seus trabalhos para fora do Estado. Os quadros “Desemprego” e “Corrupto” foram os que lhe concederem dois prêmios. Ambas as telas podem ser conferidas no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha. Ele explica que o “Corrupto” é um ser não identificado, de terno e roubando um cofre.
Segundo o artista, há pessoas que consideram seus quadros críticos e polêmicos, mas ele acentua que sua intenção é despertar o “pensar” no cidadão, bem como na sociedade. “Retrato apenas o que é fato, o que é real. A corrupção em todo o País é um fato noticiado no dia a dia, não há como esconder, nem como fechar os olhos. Quero que as pessoas olhem para esse quadro e reflitam sobre ele, e principalmente, sobre o que a pessoas podem fazer para mudar essa situação que é evidente em nossa política”, ressalta.
O Museu da Caixa D’água Velha está localizado na Rua Comandante Costa, esquina com a Nossa Senhora de Santana – Centro de Cuiabá. O espaço cultural está aberto à visitação de terça à sexta-feira, das 09h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 17h.
Mais Informações:
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916