Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / NOVA ESTRUTURA
07 de Novembro de 2022 15h31
Município conta com 370 vagas após reforma da Unidade de Acolhimento para Adultos da Estrada da Guia
A nova estrutura da Unidade de Acolhimento para Adultos, da Estrada da Guia foi entregue na manhã desta segunda-feira (7), totalmente requalificada e revitalizada. Com 50 acomodações, divididas em setores (adultos e famílias), a nova obra executada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, oferece um local agradável para que as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, sejam acolhidos da melhor forma.
Diferente das outras duas Unidades de Acolhimento para Adultos (Porto e Manoel Miráglia), essa recebe além de pessoas adultas, famílias. “Tudo foi pensado de forma a acolher essas pessoas que por aqui passarem. Os ambientes foram todos reformados, equipamentos e mobiliários novos, salas de refeição, dormitórios, banheiros, cozinha, lavanderia, quintal, espaços de convivência, dentre outros”, elencou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
“Estamos aqui nessa manhã de segunda-feira e iniciar uma semana dessa forma, me deixa muito feliz. Essa pode até não ser uma obra de grande impacto de mobilidade urbana, mas estamos tratando de uma obra de cunho social, no sentido de cuidar das pessoas. Mas podemos ir além, o mais importante é uma gestão que trabalha pautada no cuidado com às pessoas”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, que no ato, representou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O secretário falou ainda sobre o montante de obras que serão lançadas em abril de 2023, no mês do aniversário de Cuiabá. Cerca de R$ 300 milhões em investimentos de infraestrutura, dentre viadutos, trincheiras, pavimentação asfáltica. “A grande marca de uma gestão humanizada é trabalhar para investir em pessoas. É a obra mais consistente que qualquer governo pode deixar. E é isso que estamos fazendo e vamos continuar. Cada vez mais oferecer acolhimento à essas pessoas que tanto precisam do apoio do poder público”, acrescentou Stopa.
Com a reinauguração da unidade da Guia, o município mantém a oferta de 370 vagas, pontuou a secretária. “Cada unidade de acolhimento tem capacidade de atendimento de até 50 pessoas. Além da unidade emergencial de acolhimento, ATAP (Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso), com até 120 vagas”, explicou a secretária.
“A Prefeitura hoje tem toda estrutura para oferecer o acolhimento e acompanhamento dessas pessoas. Para citar como exemplo, a ATAP (Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso), com capacidade de atendimento de até 120 pessoas, ainda tem vagas disponíveis. Podemos afirmar que contamos com estrutura suficiente para acolher o maior número de pessoas que vivem em situação de rua”, garantiu Hellen Ferreira. Temos em média 80 vagas disponíveis.
Além do acolhimento, onde os encaminhamentos são feitos pelo Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, nas unidades são realizados os acompanhamentos, ou seja, as equipes técnicas realizam o levantamento das demandas e reais necessidades de cada um, como acesso a documentação pessoal, encaminhamentos para o mercado de trabalho, ofertas de cursos profissionalizantes, ou até mesmo passagens, para aquelas pessoas em transito, que desejam retornar aos municípios de origem. O tempo de permanência é de até 90 dias, o que pode variar de acordo com cada caso.
Hellen lembra também do trabalho de busca ativa, por meio do Projeto Quero te Conhecer. A equipe de abordagem social, percorre diariamente os principais pontos de concentração desse público (Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Porto, Rodoviária), informando sobre os serviços socioassistenciais executados pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
São oferecidas quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar). A equipe é comporta por 22 servidores (assistentes sociais, psicólogos, cuidados, serviços gerais).
As pessoas já começam ser encaminhadas a partir desta terça-feira (08).