Notícias

Saúde / Apoio às vítimas

27 de Junho de 2016 17h20

Multiplicadores da Rede de Proteção à Violência promovem capacitação

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

A Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência em Cuiabá (RPPSV) iniciou nesta segunda-feira (27), uma série de encontros visando à capacitação dos agentes públicos em relação à Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada.   O primeiro grupo a receber a capacitação é formado pelos profissionais da Educação.  Diretores, coordenadores e assessores pedagógicos das quatro regionais – Leste, Oeste, Norte e Sul -, estarão reunidos durante toda esta semana, no Auditório do Grande Templo.

A técnica da Vigilância em Saúde, Josiane Rodriguez, explicou que a ideia é fortalecer a rede de serviços e proteção às pessoas vítimas da violência. “Por meio do debate e a partir da capacitação e da integração entre os vários atores desse processo estamos construindo os mecanismos e, ao mesmo tempo, fortalecendo a  rede de serviços necessária ao atendimento das pessoas em situação de violência”.

Segundo Josiane Rodrigues, a ideia da capacitação surgiu a partir da constatação de que entre os próprios gestores públicos e profissionais da área, existe ainda um certo  desconhecimento em relação a natureza, princípios e fundamentos da notificação da violência, principalmente em relação a notificação e ao fluxo de encaminhamento das vitimas para os serviços de atendimento, assim, a capacitação visa não só a implementação das ações de vigilância das violências junto as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de Cuiabá mas também a implantação a nova ficha de notificação do Sinan-NET, versão 5.1.

“Queremos sensibilizar os profissionais e torná-los aptos a fazer a identificação, acolhimento, notificação e encaminhamento das pessoas em situação de violência para a rede de atendimento e proteção”, destacou a técnica da diretoria de Atenção Básica, Marcia Maria Teixeira da Rocha.

Capacitação

Na parte teórica do encontro, os multiplicadores discutem toda a fundamentação do assunto, a partir dos conceitos, tipologias e sinais das violências, legislação, fluxos da notificação e do atendimento  na rede intersetorial local, as implicações e desdobramentos da implantação da Ficha de Notificação Individual e o seu preenchimento.

Os participantes também farão estudos de casos e ainda participarão de uma roda de conversa, onde poderão tirar dúvidas depois farão uma avaliação do trabalho.

Para a defensora pública, Rosana Esteves Monteiro, esse é um primeiro passo fundamental.  “Nós  que atuamos na rede estamos envolvidos num trabalho  voluntário, cada um dentro da sua instituição, interessados em promover algo  diferente e sabemos que o  crescimento e fortalecimento dessa rede depende do comprometimento e ética de cada um de nos”.

Já a técnica da Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação de Cuiabá, Dalva do Carmo Pereira,  destacou que a  iniciativa atende  um objetivo único que é o de fortalecer a rede de atendimento às vítima de violência.

Ela lembrou que é na Escola  que todas as situações acabam  acontecendo  e que os profissionais da Educação, a partir da capacitação,  estarão conhecendo em que espaço da comunidade estão aqueles profissionais que darão o suporte para  a demanda de problemas que chegam nas escolas.

“Além de conhecer uma nova versão da ficha de notificação, que resultará em informações mais precisas e seguras,  os profissionais da Educação estarão se apropriando de todas as orientações  para que no momento que estiverem vivenciando essas situações, que requerem a notificação, eles estejam aptos a fazê-lo”.

Entre as questões levantadas pelos profissionais em relação à Rede de Proteção o sigilo e a integração entre os vários órgãos que compõe esse processo, são considerados fundamentais.    Sobre a questão Dalva do Carmo Pereira lembrou que é preciso vencer a “cultura do medo e do receio de fazer a notificação”.

“Desses encontros, e com a participação de todos, estaremos elencando as fragilidades da Rede para que possamos levar ao conhecimento dos gestores, para que os órgãos públicos possam através da articulação, proporcionar  a segurança e todo o suporte necessário ao desenvolvimento desse trabalho”.

Programação

Capacitação em Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada

- Profissionais da Secretaria Municipal de Educação

Dia 27/06 : Regional Leste

Dia 28/06 : Regional Oeste

 Dia 29/06 : Regional Norte