Esporte e Lazer /
05 de Janeiro de 2011 11h00
Mostra fotográfica de Sebastião Salgado continua exposta no MISC
Retratando migrantes, excluídos, marginais e miseráveis, a mostra “Êxodos”, do artista plástico Sebastião Salgado, permanece em exposição no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian – Chau”, MISC. Salgado visitou 47 países durante sete anos, reunindo os materiais para a exposição, que já foi mostrada em diversos lugares do mundo; agora é a vez de Cuiabá. Seus trabalhos revolucionaram este setor de fotojornalismo no mundo inteiro, pois faz denúncia por meio de imagens.
A mostra em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado dia 10 de dezembro, faz parte do acervo do Museu. “Êxodos” fica no MISC até o dia 30 de dezembro. Reconhecido internacionalmente, Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Apesar de sua formação em Economia, sempre esteve conectado com o fotojornalismo.
Em 2000, quatro cidades do mundo abrigaram simultaneamente “Êxodos”. À época o fotógrafo declarou: "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferença de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas..."
Onze anos depois de seu lançamento, o MISC – espaço cultural vinculado a Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá – expõe “Êxodos”, que pode ser visitada até o dia 30 de janeiro, das 14h às 18h, com entrada franca. O MISC está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, esquina com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico de Cuiabá. Contatos com o Museu podem ser feitos também através do telefone 3617-1288 ou pelo e-mail movimentomisc@gmail.com.
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1280 / 8415-0916