Notícias

Educação / Novo olhar

23 de Outubro de 2015 18h35

Mostra de audiovisual beneficia alunos com oficina de fotografia e cine itinerante

ROSANE BRANDÃO

Sete escolas da rede municipal de Cuiabá estão sendo beneficiadas com a 14ª Mostra de Audiovisual Universitário – América Latina UFMT. As atividades da mostra incluem oficinas de iniciação fotográfica e cine itinerante.

As escolas municipais beneficiadas com o cine itinerante são a Dejani Ribeiro Campos, Orlando Nigro, Francisval de Brito, Constança Figueiredo e as escolas rurais Hilda Caetano e Nossa Senhora da Penha de França. Já a escola Lenine Campos Póvoas foi contemplada com a oficina de iniciação fotográfica. 

As oficinas ocorrem sempre aos sábados e já foram realizadas nos dias 3, 10 e 17. As próximas serão neste sábado (24) e no dia 31. 

O objetivo da oficina é despertar a curiosidade nas crianças e adolescentes e instigar o olhar fotográfico para que registrem a realidade a sua volta.

A oficina é ministrada pelos acadêmicos do curso de Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maurício Pinto e Rafael Lacerda e contempla alunos de 10 a 14 anos. “A fotografia é escrever com a luz. É um jeito muito mais fácil de contar uma história do que escrever”, observa Maurício Pinto.

Os alunos aprendem sobre a história e noções de fotografia e participam de atividades práticas, nas quais se envolvem com os diferentes tipos de imagens, a partir de ferramentas da câmara e também de aparelhos celulares. 

Além da oficina a mostra também beneficia os alunos com sessões de cinema, como forma de integrar os temas discutidos em sala de aula com conteúdo audiovisual.

 Três escolas já receberam o cine itinerante e no dia 26 a sessão de cinema será na escola Constança Figueiredo e no dia 29 na escola Hilda Caetano. 

“Garantir a esses alunos o conhecimento e o acesso ao lazer e à cultura é de extrema importância, pois boa parte deles não têm condições de frequentar uma sala de cinema e muito menos pagar por uma oficina como essa. Além, disso essas atividades contribuem para o ensino-aprendizagem”, ressaltou o secretário municipal de educação.

O aluno Robert Santana, 14 anos, diz que está muito empolgado com a oficina, pois pretende ser um fotógrafo profissional e já está dando os primeiros passos. “Aprendi a fazer as fotos ao final da tarde, quando o sol está se pondo e fica mais bonito”.

A mostra conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e de Governo e Comunicação.