/
07 de Outubro de 2011 11h07
Morre ícone da cuiabania, Névio Lotufo
Cuiabá perdeu, nesta sexta-feira (07-10), um dos seus mais ilustres filhos. Morreu na manhã de hoje, aos 80 anos, em decorrência de uma parada cardíaca, Névio Lotufo. Ele estava há dois meses acamado devido a complicações de um infarto e leucemia, que enfrentava desde a juventude.
O corpo será velado a partir das 12h, na sede da Igreja Presbiteriana Boa Esperança, localizada na Rua Euler, nº 1, bairro Morada dos Nobres, em Cuiabá. O sepultamento está previsto para este sábado (08-10), mas o horário ainda não foi confirmado.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, hoje a sociedade cuiabana perdeu um exemplo a ser seguido. “Névio possuía uma postura ativa, era um ícone do esporte. O próprio histórico dele o tornava uma referência para os cuiabanos”, frisa ele.
Para o secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, João Bosco Cruz, a morte de Lotufo é uma perda inestimável. “O esporte mato-grossense ficou órfão nesta sexta-feira. Névio sempre foi um dos destaques da capital, nos representou durante as Olimpíadas de 60, quando mal se falava em competições esportivas”.
Conquistas
Comendador, dançarino, ciclista, colecionador de carros antigos, escoteiro, fotógrafo, cinegrafista, empresário, ou comerciante como gostava de ser chamado, jogador de futebol, de vôlei e de basquete, entre tantas outras atividades que acumulava o multiprofissional, Névio Lotufo.
Névio foi o fundador da Cruz Vermelha de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, e atualmente era o presidente de honra da entidade, onde trabalhava como voluntário. Outra conquista, que gostava de destacar, era o título da bicicletaria mais antiga da cidade, registrada na Junta Comercial há 58 anos.
Tornou-se o “comendador Lotufo” ao ser agraciado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá, há mais de uma década. Serviu às seleções mato-grossenses de basquete e voleibol nas Olimpíadas Universitárias do Brasil há 60 anos, em Niterói, no Rio de Janeiro. Porém, um dos seus maiores orgulhos foi ter carregado a tocha olímpica pela passagem em Cuiabá, no ano de 2007.
Histórico
Lotufo nasceu no dia 29 de maio de 1.931, filho de José Lotufo e Dona Francisca Hugueney Capriata Lotufo, na Rua 13 de junho, onde viveu a vida inteira ao lado da esposa, do filho Névio Lotufo Júnior, da nora, netos, funcionários e dois cachorros.