Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / RECREAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO
16 de Julho de 2019 11h28
Moradores do bairro Jardim Tropical ganharão novo espaço de lazer
Pista de caminhada, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground e o famoso “ParCão”. Essa é a estrutura que, em poucos meses, os moradores do Jardim Tropical e comunidades vizinhas terão à disposição para recreação e prática de atividades esportivas.
Nesta terça-feira (16), dando seguimento à agenda do programa “Prefeito no seu Bairro”, o chefe do Executivo, Emanuel Pinheiro, visitou o local onde será construído o novo espaço de lazer.
Localizada entre as avenidas Europa e Itália, a área será totalmente revitalizada, recebendo ainda os trabalhos de iluminação pública, com lâmpadas de LED, instalação de bancos e lixeiras, e jardinagem e paisagismo. A atuação é coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que já está com uma equipe executando o serviço de limpeza em toda a extensão do território. A previsão é de que, até o mês de dezembro deste ano, a obra seja concluída e entregue à população.
“Essa é uma área muito tradicional no bairro que, há anos, está abandonada. Podemos verificar que, mesmo sem as condições adequadas, a comunidade ainda a utiliza para fazer sua caminhada diária. Portanto, diante dessa necessidade e do pedido dos moradores, damos início nesta terça-feira ao trabalho de revitalização do local. Muito em breve, os cidadãos dessa e de outras comunidades adjacentes poderão desfrutar de um espaço de lazer de primeira qualidade”, comentou Pinheiro.
Democratização
A construção ou revitalização de espaços de lazer tem sido uma atividade contínua dentro da atual gestão do Município. Por meio desse planejamento, em dois anos e meio, foram inauguradas mais de 50 praças públicas e outras áreas como parques e complexos esportivos. A medida como objetivo expandir esses espaços para bairros mais afastados da região central, facilitando à população o acesso a equipamentos públicos que ajudam na melhoria da qualidade de vida.
“Entendemos que, ao investir na criação desses espaços, estamos também investindo em saúde. O cidadão tem perto de sua casa uma oportunidade de praticar uma atividade física e evitar o sedentarismo. Ao mesmo tempo são estruturas que fomentam a integração entre as pessoas, fortalecendo a autoestima e combatendo a exclusão social”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Novos parques
Além das praças públicas, a Prefeitura de Cuiabá planeja para os próximos anos a edificação de novos parques. No início deste mês, por exemplo, o prefeito Emanuel Pinheiro lançou a obra de construção do Parque Municipal, no bairro Real Parque. Previsto para ser entregue no aniversário de 301 anos da Capital, o espaço possui mais de 10 hectares e vai beneficiar mais de 100 mil pessoas da região do Coxipó.
Também está em processo de cessão do Estado para o Município duas áreas localizadas na região Norte. A Primeira, no bairro Centro América, nas proximidades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), abrigará o Parque dos Indígenas. Já a segunda, no bairro CPA 3, será o Parque do Caju.
Participaram da vistoria técnica o secretário de Serviço Urbanos, José Roberto Stopa, e o administrador da Regional Leste, Ricardo Lobo.