/
13 de Setembro de 2010 08h00
Moradores do 1º de Março comemoram novo sistema de abastecimento de água
Num ato solene realizado na manhã de sábado (11-09) moradores do bairro 1º de Março se reuniram no Centro Comunitário para comemorar o novo sistema de abastecimento de água da região. O bairro, que era abastecido com água de poço artesiano, agora passa a receber água da Estação de Tratamento (ETA) do Tijucal. Os trabalhos da obra das linhas de adutoras que ligam a ETA ao reservatório do bairro foram concluídos na última sexta-feira (10) pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
A iniciativa de reunir a comunidade para comemorar partiu da própria Associação de Moradores do Bairro. “São mais de 20 anos esperando por este momento, por isso nada mais justo que reunir a comunidade para comemorar e presenciar esse ato histórico para nosso bairro”, disse o presidente do bairro Leonel Mesquita
Durante a solenidade, que lotou o pátio do Centro Comunitário (que fica ao lado do reservatório de água do bairro), o presidente do bairro, juntamente com a comunidade, realizou um ato simbólico, abrindo um cano de água para comemorar e dar início à nova realidade do bairro.
Segundo Mesquita o bairro 1º de Março tem mais de 8 mil moradores, que sempre lutaram para ver o problema da falta de água resolvido. No entanto, mesmo com a obra iniciada existiram entraves por parte de algumas pessoas para que a mesma não fosse concluída. “Algumas pessoas tentaram prejudicar a obra, mas no fundo prejudicaram foi a própria população. Mas não importa mais, porque a água chegou e agora ela é uma realidade em nosso bairro”, observou o líder comunitário, acrescentando que os moradores devem comemorar muito porque é a maior obra que o bairro poderia receber.
Leonel Mesquita, que acompanhou cada passo da obra elogiou a equipe de engenheiros e técnicos da Sanecap pelo belo trabalho realizado no bairro. “Quero agradecer a todos os profissionais da Sanecap pelo esforço e empenho que tiveram para concluir essa obra. Sei que não foi fácil, mas a determinação da diretoria foi essencial para tudo desse certo”.
O presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, ressaltou que apesar do sistema já ter sido ligado, ainda não representa cem por cento finalizado, pois conforme a água for sendo distribuída poderá ocorrer alguns problemas na rede devido a forte pressão da água que antes chegava às casas com menos força. “Vamos regularizar o abastecimento aos poucos, mas com todo cuidado para que a população não seja prejudicada”.
Os moradores do bairro, principalmente as mulheres, estavam muito entusiasmados. Era o caso da dona de casa Marlene Ferreira da Silva, que descreveu o momento como muito especial para o bairro, pois foram anos esperando para que as torneiras das residências não estivessem mais secas. “Quem cuida da casa e dos filhos sabe da dificuldade que a dona de casa enfrenta quando precisa executar uma tarefa e não pode porque não tem água, mas graças a Deus agora não teremos mais que passar por esta situação”.
Quem comemorou também foi a outra dona de casa Maria de Lourdes Silva, que mora no bairro há 20 anos e sempre sonhou com o dia em que o problema da falta de água fosse resolvido. “Essa obra é uma benção para nós. Agora podemos ter esperança de que tudo será melhor em nosso bairro, porque a água é vida e essencial para nosso dia-a-dia”.