Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Atenção direta
16 de Setembro de 2015 18h36
Moradores de rua da região do Porto receberam o projeto "Cabide Solidário"
Mais de 80 moradores de rua que vivem nas imediações da Praça do Porto, em Cuiabá, receberam doações de roupas, calçados e atendimento sociais como aferição da pressão e cortes de cabelo. A ação faz parte do projeto “Cabine Solidário”, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento do Humano do município, na tarde desta quarta-feira (16).
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, participou do primeiro de dia da ação e destacou a importância de promover estes eventos na capital. “Temos uma enorme preocupação com essas pessoas. Além de estarem desprotegidas, precisam de acompanhamento, e mais que isso, precisam ser lembradas. Quando promovemos estas ações, trabalhamos a autoestima delas, dando forças para lutarem contra os tantos vícios que as trazem para as ruas”, explica José Rodrigues.
Segundo a coordenadora do projeto, Suely Mattos, Cuiabá possui hoje, 600 pessoas em situação de rua. E a maioria desses são rejeitados pelas famílias, que não têm condições tanto financeiras como psicológicas, para cuidar.
“Nossa realidade é muito triste. Essas pessoas vivem de maneira desumana. Sabemos que eles precisam de mais ajuda. Mas estamos buscando ajuda-los com esta ação, dentro do que nos compete, para que comecem acreditar que ainda à vida e que podem vencer todos esses vícios”, frisou.
Além da Assistência Social, a Secretaria Municipal de Saúde estava presente realizando aferição da pressão, teste de glicose. Os identificados com algum sintoma foram encaminhados ao centro de saúde mais próximo para realizarem exames.
As doações desta primeira fase foram feitas por servidores da Prefeitura de Cuiabá e pela parceria com a Receita Federal, que doa todas as mercadorias apreendidas durante operações e vistorias em órgãos. “A participação dos nossos servidores é muito importante. Envolvê-los nas ações de cidadania os levam a uma melhor compreensão da nossa realidade”, salientou José Rodrigues.
O secretário também lembrou que toda população pode doar. “As pessoas que tiverem o interesse de colaborar com o projeto, podem procuram um CRAS, albergues, ou na própria Secretaria de Assistência Social. Um gesto, por menor que seja, faz a diferença na vida das pessoas”, finalizou.
A ação continua por mais dois dias. Nesta quinta-feira, dia 17, a equipe estará na Praça Ipiranga e no dia 18 na terminal rodoviário de Cuiabá, das 16 às 18 horas.